Resenha: A garota que eu quero - Markus Zusak


       Editora: Intrínseca
       Gênero: Drama
       Páginas: 176
       Skoob: A garota que eu quero

O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo. 

RESENHA: 

Temos como personagem principal Cameron, um rapaz muito observador e detalhista.
Observar a vida de seus irmãos é seu maior passatempo, pois não se sente incluído na sociedade em que vive. Não tem amigos, não tem ninguém com quem possa conversar a não ser seu irmão/popular/mulherengo Rube.

"Meu problema, acho, vinha de eu ter passado tanto tempo dentro da solidão. Eu sempre observava as garotas de longe, mal me aproximando o bastante para sentir seu perfume. É claro que as desejava, mas apesar de me sentir péssimo por não tê-las de verdade, isso também trazia certo alívio. Não havia pressão. Incômodo. De certo modo, era mais fácil apenas imaginar como seria, em vez de enfrentar a realidade da coisa. Eu podia criar situações ideais e maneiras de agir que me faria conquistá-las." Pág 76

Rube troca de namorada a cada 2 semanas (no máximo rs) e Cameron enxerga, através disso, a vida de uma forma diferente. Ele aprende sozinho o verdadeiro valor das coisas e das pessoas. Através de erros a sua volta, consegue diferenciar o que é certo ou não levar para a vida.
Seu irmão Steve, um cara muito tranquilo, como ele mesmo diz em certa parte do livro "o único da família bem sucedido" também o ensina muitas coisas. Mesmo com seus erros, tudo parece ser de fácil superação para Cameron. Nada é tão ruim que não vá acontecer algo pior, segundo ele.
Eles no geral são uma família bem unida (a não ser por seu irmão Steve que é um pouco mais reservado). Conhecemos também Sarah, sua irmã (única menina da família, tirando sua mãe). Super extrovertida, tem grande participação na história e na vida de Cam.
Achei engraçado que não conseguimos descobrir o nome da mãe de Cam. Ele sempre trata dela como 'Sra. Wolfe' que é o sobrenome do pai dele.
Bom... Quanto a vida amorosa de Cameron, ele tem uma pequena paixão platônica por uma garota (uma das ex de seu irmão) que o achava um perdedor. Ia na frente da casa dela quase todos os dias, ficar observando, até ter algum sinal que pudesse identificar que ela estivesse ali, ou que ela o notasse.
Mas então, tudo muda...

Não quero falar muito mais, pois o livro é curto, direto, e tem acontecimentos importantes no decorrer dele. Achei a lição que ele nos passa interessante. Markus possui uma escrita FANTÁSTICA (desde o primeiro livro que li dele, 'A menina que roubava livros'), mas me apaixonei por ele mesmo em 'Eu sou o mensageiro'. Já me ganhou, hehehe.
Vale a pena conferir. É um livro leve e rápido, mesmo eu tendo demorado um pouco mais para ler do que normalmente as pessoas demoram, eu gostei bastante. Os personagens de Zusak são um tanto quanto maduros, independente de suas idades. Isso que eu gosto em um livro. A maturidade sempre nos ensina a pregar isso na nossa vida. Sermos fortes, independente do problema ou da situação. Independente de quem pise em nós, sempre seguir. Uma lição fantástica, e de superação, principalmente para Cameron!

Beijos!!

10 comentários:

  1. Oie :)

    Quero muito ler esse livro, me parece bom, e todos falam bem dele, beijo!!

    http://tudeumpoucomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi =)

    Fiquei curiosa para ler!

    Te convido a participar do Super sorteio de maquiagens

    Aguardo sua visita. Estou seguindo.

    Beijos Girl Supimpa

    ResponderExcluir
  3. Oie :)


    Eu quero muito ler esse livro, sei que não é parecido com AMQRL que foi uma obra do autor que adorei, mas mesmo assim pretendo ler em breve ainda mais pro ser tão barato, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei esse livro mas ainda não li pois não tenho nem BOm de briga e nem o Azarão. A instrínseca respondeu que nao precisa ler em ordem cronológica... mas não sei =/
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, só li esse (sem os anteriores) e captei bem a história, até porque cada história conta da vida de um irmão, separadamente. Da pra entender sim, fique tranquila!!!

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Jess, estava com saudades de suas resenhas *.*
    Mas então, eu sou apaixonada por esse escritor, ele me emociona muito, sua maneira simples mas profunda de falar sobre sentimentos humanos me toca bastante e esse é um livro que está na minha lista desde que foi lançado. Lendo sua resenha fofa fiquei mais instigada né?
    Bela dica, obrigada.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Adicionei esse livro nos meus desejados recentemente porque acho a premissa dele muito interessante. Eu não li nada do autor ainda, mas pretendo ele é sempre muito bem elogiado e muito recomendado. Amei a resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler.
    Abraços,
    Raquel – Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas sobre o livro e a grande maioria é só comentários positivos. A mensagem do livro parece ser linda e passada de uma maneira interessante. Já está na lista de desejados <3

    Beijos, Thyale.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, nunca li nada desse autor acredita? ~vergonha~ e fiquei interessada nesse, a maturidade dos personagens foi o que me conquistou. =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica,

    Gostei bastante da sua resenha porque tava querendo ler esse livro e me esclareceu bastante algumas coisas. Tenho o primeiro livro da série, O Azarão, mas ainda não li. Quero ler em ordem, então talvez demore para eu ler esse :/

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!