Resenha: Fênix a ilha - John Dixon



Título original: Phoenix Island
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção/Ação
Páginas: 336
Skoob: Fenix a Ilha


Sem telefone. Sem sms. Sem e-mail. Sem TV. Sem internet. Sem saída. Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos? 


Carl é um menino que depois de perder os pais, sofre de transtornos de 'preoteção' aos menos favorecidos da sociedade. Digo isso em relação aos que sofrem o famoso Bullying. Sempre querendo ajudar os mais fracos, acaba se metendo em várias encrencas. Ah, esqueci de mencionar que é lutador de Boxe.
Depois de acabar com um time de futebol inteiro, Carl é condenado (pela o que? 10º vez, creio eu), e sem achar uma solução específica e prática para o garoto, manda-o para uma ilha de treinamento militar: a Ilha Fênix. Pensando que será um paraiso onde finalmente encontrará o que realmente deseja ser para o resto da vida, Carl se pega totalmente desprevinido quando vê o lugar: um lugar de tortura de jovens orfãos.

"- Isso sim é uma tropa. Lembrem-se: sejam a pessoa que querem ser. Isto é tudo o que somos: as decisões que tomamos, as coisas que dizemos, e, mais do que tudo, as coisas que fazemos. Continuem fazendo o que devem fazer e vocês vao se tornar homens e mulheres excelentes, pessoas que podem andar de queixo erguido. Urra?" Pág. 100

Como se não bastasse tudo o que tem que passar por lá, ainda ter um sargento instrutor marrento que pega no pé, não é pra qualquer um... Mas Carl, muito centrado e convicto do que faz, aceita o desafio e não se deixa levar por simples provocações, até que....

"Às vezes, a única diferença entre um vencedor do Prêmio Nobel e um criminoso da guerra é a geografia. Entende?" Pág. 166

Bom, não posso falar muito mais do que isso. Posso citar alguns outros personagens que eu tive um certo apego no decorrer da história, como o Ross ou Octavia. Também dentro da ilha, e enfrentando os mesmos problemas que Carl (ou até mais) eles merecem um pouco mais de atenção dos leitores.

Estar em um lugar onde não se pode ter contato com o mundo real (nem mesmo televisão, música o que quer que seja) deve ser, em primeira mão, uma tortura. Mas o que as pessoas passam lá dentro é INACREDITÁVEL. Sinceramente, conseguiu me arrepiar em vários momentos, a forma como alguns personagens lidam com algumas situações... Tudo bem que muita coisa foge do real (principalmente no quesito: estou todo ferado, machucado e mesmo assim luto e ainda ganho a luta). Mas achei incrível, mais pela força de vontade dos personagens. Pela fé, em lutar contra as injustiças que vivem lá dentro. O que não é fácil, devo dizer. Pensar que está sem saída, sem ter a quem recorrer, a quem pedir ajuda, deve ser totalmente desesperador!!!!

Bom, adorei o livro. Amo uma ação (de arrepiar) e um suspensinho que rola em vários momentos do livro. Estou ansiosa pela continuação... Desesperada, na verdade. O final me deixou totalmente SEM UMA IDEIA do que pode vir a seguir, por isso me instigou tanto. Adorei a narrativa do autor, simplesmente cativante (independente do gênero que está sendo escrito). 
Quando fiquei sabendo que o livro deu origem a uma série fui correndo saber um pouquinho mais, porém é totalmente diferente, e me desinteressei.... O lance é que eles pegam um acontecimento interessante do livro e transformaram em uma coisa totalmente diferente. Bleh.

Beijos,

4 comentários:

  1. Carl é um personagem pelo qual tenho muito interesse e "Fenix" é um livro que eu pensei que seria uma coisa e as resenhas tem mostrado que é outra totalmente diferente! Simplesmente nos termos que ele vem sido apresentado por todos se torna cada vez mais um livro cuja leitura me parece obrigatória.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica. Eu gostei demais da premissa desse livro e agora, pela sua resenha, deu para ver o quão boa a história deve ser.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jéssica :)

    Gostei bastante da sinopse desde que a li pela primeira vez, mas ainda sim, quis esperar pelas resenhas para confirmar se valia a pena ler mesmo ou não, rs.
    Pela sua empolgação, a história deve ser mesmo muito boa! Eu também curto suspense e muita ação. Acho que vou gostar da leitura.
    Ótima resenha!

    Beijocas, meninas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica! Você não é a primeira pessoa que fala que é de arrepiar, eu não estava muito animada ainda, mas pela sua resenha parece ser de tirar o fôlego, então preciso conferir. Que bom saber que a série de TV não é tudo isso, já não perco tempo vendo, fico só com o livro mesmo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!