Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

Título original: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Editora: Verus Editora
Gênero: Ficção / Jovem Adulto
Páginas: 364
Skoob: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.
Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade - Bing Lee e William Darcy, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...

Eu não fazia ideia da existência desse livro. Mas quando ganhei ele de presente de aniversário da Jess, fiquei super animada! Principalmente por ser uma adaptação de Orgulho e Preconceito, que eu nunca li, mas o qual tenho uma curiosidade gigantesca!!! Não sabia o que esperar, mas com certeza fui muito feliz na leitura!!!

O livro é um diário, escrito pela querida, querida Lizzie Bennet. Logo no início ela nos conta que resolveu fazer vídeos para internet falando de sua vida e de sua família, um projeto para a tese da sua pós graduação em comunicação. A partir de então, somos apresentados a sua família. Sendo a irmã do meio, conhecemos então a irmã mais velha de Lizzie, a Jane, pura simpatia, racionalidade, influência, bondade. Qualquer um se apaixona pela Jane. Conhecemos Lydia, a impulsiva, espivitada, vida louca irmã mais nova de Lizzie. Conhecemos também sua mãe, o desespero em pessoa para casar as suas filhas, com medo de que elas fiquem encalhadas. E quando falo em desespero, desespero mesmo!!! E o pai delas... o pai que qualquer pessoa gostaria de ter. O que segura a mãe delas, toma as rédeas quando precisa, super sensato e acolhedor. Não podemos deixar de fora, é claro, a Char (adoreeei esse apelido)!!! A Charlotte é a melhor amiga da Lizzie desde de sempre. E que melhor amiga... adoro ela!!!

O que agita a vida da família, principlamente pelo furacão que é a mãe delas, é a chegada de um rapaz rico a cidade, que comprou a mansão Netherfield. Bing Lee vira alvo imediato da Sra. Bennet, sonhando com que Bing seja seu genro, desencalhando uma das filhas. Bing vem acompanhado de sua irmã Caroline, e de seu amigo hipster arrogante, William Darcy.

Acho que eu falaria sobre todo o livro para vocês aqui... cada detalhe desse livro que me surpreendeu tanto, me trazendo de volta a aquela coisa do "só mais um capítulo, só mais um capítulo"...

Começando por partes, Lizzie é uma protagonista espetacular!!! Sim, estou já com saudades dela. Ingênua algumas poucas vezes, mas uma protagonista centrada e de opinião. Gostei muito dela e da Jane, que é realmente um amor! Amei a Char, a Lydia, o Bing, o Darcy, etc, etc, etc, deu pra entender?! rs

Não achei que o livro tivesse tanto conteúdo. Ao ler a sinopse e observar o tamanho do livro, tive um certo receio em receber o mais do mesmo, imaginando o que estaria por acontecer. Óbvio que aconteceu o esperado. Mas havia história no livro. Adorei, por exemplo, o projeto de tese da Lizzie e o que isso provocou em sua família e nas pessoas ao seu redor. Como cada um foi descobrindo e as atitudes que tomavam. O fato da mãe da Lizzie ser louca de pedra também ajudou a arquitetar muitos panos de fundo para a história, e esse foi um ponto positivo, pois a loucura da mãe delas tinha um que de seriedade, preocupação. Não era somente futilidade.

Não sei mais o que dizer sem dar spoilers. Mas posso dizer que o livro nos traz muito sobre amizade, respeito, traição, esperança, futuro, amor... como as coisas podem acontecer em um ano, que é o período que acompanhamos a Lizzie em seu diário. Ver tudo o que acontece, descobrir que as pessoas boas não são tão boas assim e que as más não eram tão más assim... foram surpresas ótimas.

O fato do livro ser descrito em um diário fez a leitura ser bem fluída. Por exemplo, a Lizzie dizia que iriam a uma festa. Um ou dois dias depois, próximo capítulo, ela dizia que a festa foi ótima, ou ruim, e começava a descrever os acontecimentos mais importantes. Isso fez com que os capítulos fossem curtos e leves. Mas nada faltava. O que queríamos saber estava sempre lá!

O livro é mais do que indicado. Não tenham dúvidas de que estou agora mais do que pré-disposta a ler Orgulho e Preconceito, mas do que estava antes. E quem já leu, garante que essa é uma das melhores adaptações.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é baseado na série Os Diários Secretos de Lizzie Bennet, e seus vídeos (projeto da tese) podem ser encontrados no YouTube, legendados!

Posso dizer?? Vocês precisam assistir aos vídeos!!! Ri horrores!!! rs Mas aviso que é praticamente o livro! Conta tudo!

A Verus Editora arrasou! Estou in love!
"O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida

11 comentários:

  1. Olha eu tenho alguns livros que foram meio que baseados nas obras de Jane Austen, mas eu ainda não li nenhum. Tenho eles aqui em minha estante, mas antes de qualquer coisa, quero muito ler o livro da própria autora que aliás comprei um volume único com suas principais obras e espero gostar bastante, até porque todos comentam tão bem da autora que parece que sou a única do mundo que não conheço =x hahahahaa

    Mas assim que ler, com certeza irei conferir os outros livros
    e esse que você resenhou adorei. Porque a história me parece ser bastante envolvente.
    Gostei da maneira que você desenvolveu sua resenha. Me encantou e espero que a história simplesmente me envolva, pois estou doida para ler. =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-verdadeira-bela.html

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho que dizer que eu sou apaixonada por Orgulho e Preconceito e agora que sei da existência desse livro preciso tê-lo na minha estante urgente!
    Pela resenha a história parece ser bem legal, apesar de ser uma adaptação moderna fiquei muito curiosa em ler e saber como que foi essa visão da autora para os personagens nos dias atuais.
    Recomendo a leitura de Orgulho e Preconceito, eu simplesmente achei encantador.

    Beijos.
    Papeando na Sala de Estar

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelle!

    "Orgulho e Preconceito" é um dos meus livros favoritos. Recomendo sem hesitar.
    Por isso, tenho receio em ler adaptações e tudo o mais. Medo de "estragarem" uma história e personagens que amo tanto.
    Tenho esse livro, li as primeiras páginas e parei. Pretendo retomar a leitura em breve e tentar ler sem medo e críticas negativas logo de cara. Até agora, só li resenhas positivas e isso é bem legal.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia de ser uma adaptação, mas antes vou ter que ler o original para entender melhor ou pelo menos conhecer um pouco da historia antes
    E o fato de ser em forma de diário é bem mais atrativo pelo fato de ficar mais leve e fluida
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcele!
    Eu li O&P e quando soube dessa releitura fiquei com um pé atrás porque acho que releitura de clássico é algo muito delicado de se fazer, respeitando o original e criando algo novo. Mas pelo que vi na web série, eles conseguiram fazer isso muito bem nesse caso. Ainda bem! :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelle!! Deu pra entender sim hahaha Amei a resenha e confesso que agora bateu a vontade de ler! Eu ganhei esse livro de amigo secreto ano passado e como Orgulho e Preconceito é meu livro favorito de todos os tempos, eu fiquei com o pé atrás pra ler, ao mesmo eu queria muito ler haha não sei explicar, mas a sua resenha me despertou aquele vontade de ir ali na minha estante pegar o livro, tô vendo que houveram algumas modificações naturais pra trama mas estou gostando até agora :) Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. https://montadorexpert.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!