Resenha: Julieta - Anne Fortier



Título original: Juliet
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/Ficção/Bibliografia
Páginas: 444
Skoob: Julieta


Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro.
Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena.
Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.
O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.
E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.

"Julieta" foi, pra mim, uma grande surpresa para começar o ano com chave de ouro. Não tinha nenhuma noção de quando iria lê-lo (já que como todo leitor temos milhares de livros a serem lidos na nossa estante) se não fosse por um desafio literário que resolvi participar de última hora..
Tenho de dar graças aos "deuses dos desafios" que nos proporcionam buscar livros esquecidos em nossa estante para podermos usufrui-los. No meu caso, dei muita sorte.

Anteriormente tinha lido um livro a respeito de Shakespeare (resenha aqui) e achei que talvez ler mais esse pudesse me cansar um pouco de todo esse assunto... Errado. Me fez aprofundar mais ainda nesse autor maravilhoso de todos os tempos e conhecer um pouquinho mais sobre ele e uma obra específica (não preciso nem dizer o nome né? hehehe).

O livro nos traz a história de uma família comum dos Estados Unidos que, ao falecimento de uma das tias da protagonista descobre não ser tão comum assim... Julie (ou seria Julieta?) descobre em testamento de sua tia que tem um tesouro ao qual deve encontrar em Siena e descobrir tudo sobre o seu passado (e passado de seus antepassados também, devo acrescentar). Mas não será tão fácil assim chegar nele, e existem várias pessoas atrás do mesmo que ela. Somente indo até lá e resgatá-lo é que vai poder e descobrir tudo e, quem sabe, acabar com a maldição que permanece em sua família desde 600 anos atrás.
Nesse meio termo ainda pode descobrir segredos de sua mãe, e também o que realmente aconteceu no acidente de seus pais, 20 anos atrás.

"Julieta" foi mais um livro romance-investigativo do que o restante todo. Cheio de reviravoltas, consegui entrar no mundo que a autora nos proporcionou e conhecer Itália/Siena e seus costumes da época. Personagens maravilhosos e apaixonantes (como não amar Alessandro mesmo com todas a desconfiança de Julieta???) e no final perceber que nem todos eram o que pareciam ser.
Com uma narrativa maravilhosa, Anne Fortier amplia horizontes da história original de Shakeespeare e nos revela sentidos jamais imaginados pelos leitores e amantes da obra. Totalmente indicado para quem gosta de romance misturado com aventura e alternância de tempos entre os capítulos. Adorei!!!

4 comentários:

  1. A história me chamou bastante a atenção, você é craque em escrever viu!
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com <

    ResponderExcluir
  2. depende do lance da investigação saca, sou meio chata as vezes, tipo n me animou muito. faz tempo q eu queria ler esse livro, hj em dia n tenho a mesma vontade, mas vejo mt gente falando relativamente bem desse livro!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom? Sempre vi este livro nas americanas e sempre me chamou a atenção, mas, por não saber bem do que se tratava, acabava sempre levando outra coisa. Sequer imaginava que o livro tinha essa pegada meio investigativa e que a personagem realmente ia parar na Itália. Fiquei louca pra ler!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Adorei, adorei, adorei também amiga!!! Esse livro é ótimo e fiquei muito contente em saber que você gostou também! A autora soube fazer algo bem legal, super aprovado!!! :)

    Beijos,

    Celle.

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!