Resenha: Apenas um dia - Gayle Forman



Título original: Just one day
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 382
Skoob: Apenas um dia



A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Para uma garota de vida comum, Allyson Healey passa por diversas ocasiões um tanto "incomuns" em sua viagem de formatura a Europa com sua amiga Melanie. E o principal motivo seria ninguém mais que o famosíssimo Shakespeare (literário, não?)
Depois de dias entediantes seguindo roteiros de viagens com Melanie, Allyson se depara com um grupo de estudantes fazendo protestos a favor de Shakespeare e suas ideias. Minutos depois são convidadas a assistir uma peça do autor por um garoto incrivelmente atraente: Willem.
Sem ter como negar ao convite, as meninas vão em busca da peça e ficam tremendamente encantadas com a forma que esta é apresentada. Então, por ironia do destino, Allyson é convidada pelo ilustríssimo rapaz apessoado a fazer uma viagem de um dia a Paris. E é aí que tudo começa...

Gente, quando peguei esse livro para ler achei que seria um tanto corrido, pois tive em mente que o livro todo aconteceria em um dia (esse determinado dia em Paris ao lado de Willem). Mas me enganei totalmente... E não sei se foi de uma forma boa.
O livro contém muita partes digamos que "desnecessárias", com detalhes que não nos acrescentam muito à leitura. Formas e diálogos interessantes são colocados aqui. Como não tinha conhecimento algum sobre Shakespeare, me foi interessante saber um pouco de suas obras e peças (que por sinal são muito mencionadas no livro todo).
Foge muito da realidade em vários momentos (não coloco isso como defeito... afinal que livro não foge um pouquinho da realidade?) mas as cenas de coincidências são um pouco exageradas demais.
Com uma narrativa um tanto melancólica, consegui entender em vários momentos os motivos da protagonista agir de determinadas formas... Mas em certos momentos me deu uma vontade louca de bater nela, com todo respeito, rs.

Não tive oportunidade de ler outros livros da autora, mas confesso que apesar dos pequenos detalhes mencionados, gostei da narrativa dela. Contém muitos diálogos (o que aprecio muito em livros heheh) e detalha lugares nos fazendo "estar lá naquele momento" e entender o que realmente a autora deseja nos expressar.
Uma leitura mediana, com nada de excepcional. O final (se é que pode ser chamado de final) nos deixa um pouco aflitos por saber o que acontece (mesmo sendo meio óbvio o que vira a seguir). 
Para quem não espera nada de óó em um livro, é uma leitura boa. Recomendo!!!

3 comentários:

  1. Oi Jéssica! Tudo bem? Eu tenho uma problema com as mocinhas dessa autora desde que eu li Se Eu Ficar e conheci a Mia hehehe Não sei se eu leria outro livro dela, pelo menos não agora. Mas eu não sabia que esse livro falava tanto de Shakespeare e eu gostei de saber! Eu gosto muito dele, li várias peças dele e sempre que rola uma adaptação pra TV ou pro cinema eu tô lá assistindo! Então eu gostei de saber dessa parte e vou esperar resenhas do próximo livro pra decidir se compro ou não! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nuca li nada da autora, mas espero muito dos livros delas, por tanto elogio que eu leio sobre, adorei a sua opinião, e vou com um pouquinho menos de expectativa para não me decepcionar.

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!

    Primeiro: Como pode ter uma vontade louca de bater em alguém com todo o respeito??? kkkkkk brincadeira! rs
    Segundo: Acho que eu realmente iria gostar desse livro. Eu já tinha uma curiosidade sobre ele, agora tenho mais ainda. Acho que é bem do jeito que eu gosto. Apreciei o fato de ter Shakespeare, Europa, a melancolia da narrativa... enfim, me atraem muito! Inclusive a capa! rs

    Beijos,

    Celle!

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!