Resenha: Divergente - Veronica Roth

Olá gente!!! Vamos de resenha hoje, espero que apreciem!!!



Título Original: Divergent
Gênero: Distopia
Editora: Rocco
Nota: 
Páginas: 504
Skoob: Divergente
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Não sou muito fã de distopias, o que me fez resistir bravamente a ler Divergente. Foram poucas as que li e elas não me agradaram. Mas como resistir a esse boom que Divergente causou por aí, onde tantas pessoas se apaixonaram pela história de Veronica Roth?! Pois é, meio impossível! Ainda mais com a adaptação do livro chegando as telas nesse ano.

Comecei a leitura achando tudo meio mórbido através dos olhos de Beatrice Prior, a Tris. Isso porque conheci nesse inicio principalmente a sua atual facção, a Abnegação. Um cenário onde as pessoas abrem mão de qualquer coisa em prol de outras. Mas a medida em que Tris vai nos contando mais sobre sua sociedade e as suas cinco facções -  Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição - eu fui entrando na história e começando a apreciar esse mundo criado pela autora, onde aos 16 anos você deve escolher um lugar, uma facção, algo que levará em sua vida para sempre e pode te separar de sua família, de tudo o que você sempre conheceu. E sem saber realmente o que esperar.

Acho que uma característica das principais distopias de hoje é a crueldade de uma sociedade que faz de tudo para controlar as pessoas, alegando existir um bem maior para isso, para que os humanos não se rebelem uns contra os outros. E em Divergente, isso não poderia ser diferente. Mas aqui, é impressionante o que Roth faz. Porque é o tipo de livro que você não consegue desgrudar. Mesmo. O livro te prende do inicio ao fim, a escrita é tão gostosa que, até mesmo nos piores momentos, é gostoso de ler. Até mesmo a fonte das páginas é atrativa. Dá muito prazer em ler.

No decorrer do livro, vemos a cerimônia de Escolha das facções dos iniciandos e acompanhamos Tris, a nossa protagonista. Desde o inicio, a vida dela não é nada fácil. Conhecemos a sua escolha e então ingressamos com ela em um mundo novo, cruel. Ver a evolução da personagem foi muito bom. Acredito que a maioria das pessoas vão amá-la. Como não amá-la?! Tris é forte, corajosa, altruísta, inteligente, e uma menina normal. Sim, ela consegue ser tudo isso sem ser chata, irritante... uma das melhores personagens que já conheci.
E TODOS, TODOS os personagens do livro são ótimos!!! Cada um com o seu papel, de total importância na trama. Quatro é um dos instrutores de Tris em sua nova facção, e desde o inicio foi bem previsível o papel dele. Mas é o tipo de personagem que apesar de ser lindo e forte,  é sério, centrado, muito inteligente e certo das coisas. O tipo de personagem meio fechado, que garante tooodo o charme ao Quatro. Ele é O TIPO de personagem perfeito, diferente do que estamos acostumados a ver.
Destaco aqui também os amigos de Tris, Will, Christina, Uriah.. amigos leais, que tiveram seus momentos de dúvida, mas sempre estiveram juntos de Tris. Os seus pais, assim como o seu irmão Caleb, que passei a adorar em certo ponto do livro. Assim, como muitos outros. A autora fez um trabalho excelente!!

Mas sim... Roth é o tipo de autora que nos tira aqueles que nos faz amar. E nossa, quantas vezes eu quis chorar com a Tris. Em várias situações. O tipo de livro que também nos faz ter os vários sentimentos.

De uma maneira geral, esse é um livro inexplicável, não há palavras perfeitas para ele. É uma história que nos mostra aonde a ganancia levou as pessoas, até onde elas podem ir pelo poder. Que nos mostra até onde nós poderíamos ir, quais poderiam ser os nossos limites, até onde vai a inteligencia e capacidade humana. Tudo isso com muita ação, descobertas, inovação. E um pouquinho de romance, ninguém é de ferro, e faz muito bem!!! rs Adorei! Amei! Apaixonei pelo livro, sua história e personagens!! Livro mais do que indicado!!!

beijos!!!

8 comentários:

  1. Oi Marcelle :)

    Tenho Divergente e Insurgente aqui em casa e mês que vem irei reler Divergente para começar Insurgente, pois não lembro de quase nada. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelle :)

    Sou apaixonada por Divergente e fico muito contente por você ter gostado também.
    Sim, a Roth tem uma escrita deliciosamente envolvente - é boa demais! A leitura acaba em um piscar de olhos. Ela também tem o dom de acabar com os nossos personagens queridos, é assim mesmo, rs.
    Ah, o Quatro é o meu personagem favorito da trilogia. A cada livro ele se torna ainda mais apaixonante! <3
    Espero que curta Insurgente e Convergente!

    Beijocas, meninas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Puxa, eu já tinha vontade de ler essa série agora estou louca por ele, sua resenha foi muito convincente, gostei.
    **Garota Eclética**

    ResponderExcluir
  4. Celle, tudo bem querida?
    Eu amo distopias, gosto mesmo, mas como você eu estou resistindo muito a essa. Não, nada contra, é que estou atolada de sagas, séries e trilogias, preciso respirar...rsrs
    No entanto quero muito ler essa em particular pois todo mundo me recomenda positivamente essa história, necessito.
    Amei sua resenha, como sempre muito bem escrita e cheia de dicas que me deixam com vontade de devorar os livros. Obrigada ^^
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Se eu te falar que nunca li distopia vc acredita?? rsrs...
    Mas esse livro todo mundo fala dele, acontece que desanimei de ler depois de ver muitas pessoas falando mal do último livro. Ai fiquei meio sem vontade. Mas muito boa a sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelle!
    Nossa, acabei de ler esse livro ainda agora e tipo que livro adorável e intrigante!
    Amei a trama criada pela Veronica, os personagens são ótimos e amei o Quatro, mesmo com seu jeito "seco". Tris, ai que menina forte gente, em todos os momentos senti vontade de chorar com ela, me surpreendeu! Divergente entrou para a minha lita de favoritos fácil, fácil!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Então, eu li Divergente e Insurgente faz alguns meses e amei a estória! Esse jeito fechado do Quatro é o que dá todo o charme a ele mesmo hehehe. Sobre você ter gostado do Caleb: só digo que aguarde Insurgente... mas, ok ok, sem spoilers hahahah

    Beijos.
    like-a-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história....acesse o link e digite a palavra reverso..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!