Resenha: Deslembrança - Cat Patrick



Titulo original: Forgotten
Gênero: Drama
Editora: Intrínseca
Nota: 
Páginas: 256
Skoob: Deslembrança

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Resenha:

OK, estou me perguntando até agora PORQUE RAIOS DEMOREI TANTO PARA LER ESSE LIVRO?


"Para mim, ler é lembrar." Pág. 194

London Lane tem tudo para ter uma vida normal, a não ser o pequeno fato de que, assim que acorda, a cada manhã, todas as lembranças do passado (ou do dia anterior) se apagam de sua mente, fazendo-a enxergar somente o futuro. 
Como uma forma de parecer ser uma pessoa normal, sua mãe a ajuda a redigir bilhetes que a façam lembrar de pequenos detalhes, seja na escola, ou com as pessoas de fora. E para a sua sorte, conta também com a ajuda de sua melhor amiga Jamie, que a ajuda a passar pelos perrengues na escola.
Ao conhecer o novato Luke, London se apaixona por sua beleza e carisma, e passa a conhecê-lo a cada dia de uma nova forma. Ela não consegue vê-lo em um futuro distante, e então, por isso a relação deles é tão bonita. Cada novo dia é uma nova surpresa para ela. Luke a surpreende, de várias formas.

"Pelo restante do período, fico sonhando com um futuro com Luke do mesmo jeito que fazem as garotas normais, que não se lembram do que vai acontecer quando estão gostando de alguém. Esse, pelo menos, é o lado bom de esquecê-lo todas as noites: posso imaginar". Pág. 48


Bom, o negócio é o seguinte... Fico aqui imaginando como seria possível viver dessa forma. Depender de bilhetes para lembrar do que aconteceu ontem (gente, parece que ontem é tão perto, não é possível se esquecer assim). Mas para London, é. 
O interessante do livro, e as dúvidas que não se calam no decorrer dele. Por que London ficou desta forma? Qual foi o real motivo de só conseguir enxergar o amanhã e o ontem se apagar? Porque ela não consegue ver Luke? E é possível mudar esse futuro que ela enxerga?
Essas foram as principais dúvidas que me surgiam a mente enquanto eu lia, e não se espante se para vocês, elas não ficarem claras.
O final é surpreendente... E cru.
Sim, para mim o livro, apesar de ter dado 5 estrelas e ter sido o meu primeiro favorito do ano, merecia, no mínimo, mais umas 200 páginas de acontecimentos e resoluções do que fica em aberto.

Adorei a escrita da autora. Só queria poder dar uns puxões de orelha nela, por nos colocar tantos acontecimentos faltando tão poucas páginas para o final. London é uma personagem/protagonista excelente. Não consegui ver um ponto negativo nela, e na forma como ela leva a vida, e se relaciona com as pessoas (poucas pessoas, por sinal).
Como comentei no começo da resenha, não sei de verdade, porque raios demorei tanto para ler esse livro. Ganhei ele de aniversário do meu primo no meu aniversário de 2012. Se soubesse do efeito que me causaria, teria lido antes, sem sombra de dúvidas!!!

Ps. Leitura da Meta: 12 livros para 12 meses.
Beijos,

5 comentários:

  1. Oi Jéssica. Também gostei demais desse livro, os personagens, o enredo, tudo me agradou. Só o final que foi um pouco corrido e senti falta de mais detalhes, mas no geral é um livro muito bom.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha!! Agora quero muito ler esse livro!! rsrs Já está na minha lista do skoob!! Eu tenho uma péssima memória, mas acho que não chega a tanto! rsrs Às vezes isso acontece o mesmo. Demoro para ler um livro e depois me pergunto, por que demorou tanto! Mas quando eu páro para pensar, acho que foi o melhor momento para leitura. Talvez mais cedo, não tivesse compreendido ou não fizesse tanto sentindo quanto foi ler no momento certo. ^.^

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!!!
    Tenho vontade de ler esse livro desde o lançamento, amo finais que surpreendem os leitores!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Eu li em 2012 e amei, é uma história muito fofa e a protagonista muito cativante, este ano li Recomeço da mesma autora, é muito bom também, mas não supera este.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Jéssica, joia?
    Então, tem um tempão que eu coloco e retiro esse livro dos meus carrinhos de compras nos sites que compro livros. Não sei bem porque. Nunca li uma resenha que me deixasse totalmente a vontade, mas a sua...
    Achei bem interessante a forma de como descreveu a história e fiquei com vontade de ler o livro todo. parece ser daqueles que a gente senta pra ler num domingo e não larga mais. Vou comprá-lo, ler e depois te conto o que achei.
    Beijos e obrigada pela dica.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!