Resenha: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #1 - Jessica Spotswood

Oi gente! Como vocês estão?! Espero que estejam animados para mais uma resenha, saber mais desse livro maravilhoso. Vamos lá?!


Título Original: Born Wicked (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1)
Gênero: Romance Histórico
Editora: Arqueiro
Nota: 
Páginas: 272
SkoobEnfeitiçadas

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?

Não sou muito adepta de romances históricos. E não sei dizer ao certo o que me fez arriscar essa leitura, só sei que foi a melhor coisa que eu fiz!!!
Começamos a história conhecendo as irmãs Cahill, Cate, Maura e Tess. Elas são bruxas e muito pouco sabem sobre sua magia, pois sua mãe, de quem herdaram o poder, morreu há pouco tempo. Tudo o que elas sabem, é que precisam esconder isso a todo custo. A cidade onde elas vivem, Chataham, em Nova Londres, é liderada pela Fraternidade dos Irmãos. Eles julgam as mulheres totalmente submissas e abominam totalmente as bruxas, que já foram a maior força neste lugar, e eles temem que isso volte a acontecer. Mulheres inocentes são acusadas de bruxaria, e qualquer pessoa que cruze o caminho deles perece. Diante desta ameaça, Cate, a mais velha das irmãs, deve protegê-las a pedido de sua mãe. Além de todo esse temor e preocupação, Cate ainda deve se preocupar com sua Cerimônia de Intenção. Ao completar 17 anos, ela deve anunciar um noivado, ou a intenção de se juntar a Irmandade, onde as mulheres resolvem voltar sua vida para o Senhor e viver sob a Sua vontade. Ou ainda, se não escolher, os Irmãos podem casá-la com quem eles escolherem. Cate já tem um pretendente, mas não esperava que pudesse surgir um novo amor em sua vida. E como se não pudesse ficar pior, descobre que ela e suas irmãs podem ser vítimas de uma profecia de um oráculo, que nunca falha, e reserva um destino cruel para as irmãs escolhidas.

- - - 

Dentre tantos livros maravilhosos que tenho lido ultimamente, este foi mais um que me surpreendeu. Quando começamos a lê-lo, não fazemos ideia da trama que a autora criou, dos acontecimentos que irão se desenrolar, das descobertas, de todo o mistério.

O livro se passa um pouco antes do séc. XX e não, isso não me atrapalhou. Na verdade, acho que isso só enriqueceu a trama, uma vez que a história se desenrolasse em uma época difícil para as bruxas, onde a sociedade é liderada por homens com mãos de ferro, que reduzem as mulheres ao pó. A linguagem é super simples e em momento algum me vi atrapalhada, pelo contrário, as páginas fluíam e eu queria cada vez mais!!

Cate é uma personagem espetacular, mas por muitas vezes fiquei com raiva dela, que só pensava em proteger as suas irmãs, que eram sempre imprudentes com a magia. Elas são reclusas para não chamar a atenção, e isso na verdade provoca o efeito contrário, e elas precisam se entrosar na sociedade, para que ninguém desconfie de algo errado. E isso piora a situação, porque na falta de uma mãe, elas precisam de uma governanta para cuidar desses assuntos do qual elas não entendem. Ah, como isso dificulta as coisas.
Maura, a irmã do meio, poderia ser uma personagem super agradável. Mas é totalmente infantil e, apesar de todas as situações, só pensa nela, eu vejo assim. Fiquei super irritada e com vontade de bater nela. Simples desta forma!!!
Tess... a Tess é uma fofa!!! A mais nova das irmãs é doce, inteligente, sensível... consegue estudar as pessoas, sabe o que fazer na hora certa. Com certeza, uma personagem que agrada a todos!
Além desses personagens, temos vários, vários outros quadjuvantes que são ótimos e necessários a trama. Posso destacar Paul McLeod, amigo de infância de Cate e seu potencial noivo, e Finn Bellastra, jardineiro de Cate, filho do falecido bibliotecário da cidade. E a querida Marianne Bellastra, mãe de Finn.

Bom, a parte do romance do livro é bem previsível. E eu amei essa parte. Mas o que torna tudo tão difícil é o interesse da Irmandade nas irmãs Cahill. Gente, acontecem tantas coisas... são tantos altos e baixos.... quando pensamos que tudo se resolveu, algo acontece. E então, volta a se resolver. E algo surge novamente. Nas últimas páginas, eu me chateei, sorri, chorei... sim, chorei, fiquei triste demais! Me senti tão pressionada e triste como Cate. Mas o que posso destacar, é que o romance é lindo e inspirador. Me apaixonei!!

De uma forma geral, Jéssica Spotswood criou uma história incrível. Em todo momento torci por Cate e por suas irmãs, temi uma visita dos Irmãos e detestei todos aqueles que poderiam lhes fazer mal. Me surpreendi com muitas descobertas e tive medo pela profecia. Me apaixonei e fiquei triste com os rumos necessários, em como a história se desenrolou e travou algo inconcebível para mim. O que posso dizer é que amei, amei a leitura e considero ela mais do que indicada. E estou super, super ansiosa para ler a continuação. Preciso saber mais, saber o que vai acontecer diante de tantas decisões e acontecimentos.

3 comentários:

  1. Celle, esse livro mexeu comigo de forma tão diversa, no começo fiquei lenta, tanto minha leitura quando a fluidez da história em si não me fisgou, mas depois no caminhas das coisas tudo foi se modificando. Sei que qd vi tinha devorado o livro. Também adorei Enfeitiçadas.
    Parabéns pela resenha querida ^^
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler, e adorei. A princípio a leitura não fluiu, mas com o desenrolar dos fatos, e apresentação das situações me senti completamente imersa na leitura.
    E aquele final foi surpreendente e empolgante.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. O livro foi uma ótima surpresa, estava com saudades de histórias de bruxas, menina foi amor e ódio, este último por conta da situação limitadora imposta às mulheres, que horror viver com tantas proibições.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!