Resenha: No escuro - Elizabeth Haynes





       Título original: Into the darknest corner
       Gênero: Suspense
       Editora: Intrínseca
       Nota: 
       Páginas: 336
       Skoob: No Escuro

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada, amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee.

Resenha: 


Certo dia entrei na livraria com vontade de comprar um livro. Me senti perdida no meio de tantos (não tantos assim, afinal moro numa cidade pequena que só tem uma livraria). Mas por incrível que pareça, achei essa jóia rara perdida no fundinho da prateleira, e peguei. Mas sem dar muito valor, confesso... Ainda bem que eu li uma resenha que me chamou atenção, pois costumo não ler sinopses dos livros quando eu compro. E voi-lá!!!!! Mais um tesouro que tive oportunidade de conhecer neste ano.


"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro – e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixá-lo sem pensar duas vezes, foi o que sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar?" Pág. 191

Conhecemos Cathy, uma jovem moça solteira bem sucedida, que tem tudo o que mais deseja na sua vida: festas, baladas, amigas que acompanham o ritmo, homens etc. Vive sua vida como se não houvesse amanhã, levando (ou indo) para a casa homens que não conhecem, e no outro dia deixa de conhecer. Sua vida parecia muito agitada, até encontrar alguém...
Lee é o segurança de uma das boates que Cathy costuma frequentar. Quando se encontram rola uma atração logo de cara: ele, um homem bonito, charmoso, grande e bem arrumado. E ela, a moça sorridente e alegre, que adora se divertir... Mas as aparências enganam, não é mesmo?
Depois de começarem um relacionamento que aos olhos dos outros é normal e saudável, Lee começa a ficar obcecado por Cathy, a proibindo de sair, e quando o faz, seguindo cada passo que ela dá. Totalmente perturbada, Cathy arruma uma forma de controlar a situação e acalmar Lee. Mas as coisas acabam saindo do controle mais do que ela imaginava.
Quando se vê sem saída, pois nem suas amigas acreditam em suas histórias (uma pausa aqui). Enquanto lia a história, que por sinal se identifica perfeitamente com a nossa vida real, percebi que pessoas que sofrem esse tipo de relacionamento abusivo e controlado, as aparências que ficam para as pessoas em volta são como um casal perfeito. Acredito que (assim como no livro) a pessoa controladora faz mais questão de parecer uma coisa totalmente diferente do que é, tomando controle, inclusive, das pessoas de fora também. (voltando) Cathy planeja uma fuga para Nova York, quando recebe a proposta de um antigo colega de trabalho, que não falava a anos...

"Eu estava mais uma vez naquela encruzilhada: ou deixava que ele obtivesse o que queria e suportava isso, ou tentava resistir, me arriscando a ser mais uma vez seriamente espancada. Quando estava bêbado daquele jeito, ele não me deixava escapar assim tão fácil, e eu não queria correr o risco de começar no meu novo emprego em Nova York com marcas amareladas no rosto." Pág. 237

Mas como era de se esperar, Lee descobre tudo e a encontra.
E é aí que todo o abuso começa a rolar. E devo dizer que, desesperadamente, Cathy não vê outra saída se não se render a Lee, para que faça o que quiser com ela.
Gente, o livro é ASSOMBROSO. Com todo o meu coração, enquanto lia as cenas horripilantes dos ataques de Lee, me sentia presa, imaginando o que se passa na cabeça de uma mulher que sofre do mesmo mal. E o pior de tudo é que isso não está só nos livros. Isso existe. Está em todo o nosso redor, e infelizmente não podemos fazer nada para mudar isso.
Bom, Lee é preso e Cathy começa uma nova vida depois disso. Mas sua vida já não é mais a mesma. Ela passa a sofrer de alguns transtornos como TOC e o TETP.
Mudando de casa, de cidade e de vida, Cathy vai morar em um apartamento em Londres, isolada, onde pode controlar todas as suas obsessões causadas pelo seu trauma. O TOC dela as vezes chega a ser insuportável. Conferir portas e janelas por 6 vezes, e depois recomeçar. Não deve ser uma vida fácil. A principal causa disso, é o medo que ela tem de Lee aparecer novamente. Mas é aí que se muda um novo inquilino para o apartamento de cima, que muda toda a sua vida.

"Agora preciso pensar em um jeito de seguir em frente com isso. Encarar o resto da minha vida. Um dia de cada vez, um passo após o outro. Não posso continuar assim por muito mais tempo. Não posso." Pág. 97

Stuart é psicólogo e fofíssimoooooo (apaixonei). Super paciente, e apesar de demorar para conseguir algum contato com Cathy, Stuart é o principal motivo de sua recuperação. Não só pelo tratamento, mas pelo sentimento que ele tem a oferecer a Cathy. É mágico e lindo, devo acrescentar.

Bom gente, sinto que não posso falar mais do que isso. O livro tem muitas surpresas, muita tensão e muitos acontecimentos fortes e marcantes. Eu costumo dizer que gosto desse tipo de gênero (o suspense) mas confesso que me impressionei bastante com algumas cenas dele. Fortes ao extremo, assombrosas e totalmente arrepiantes. Mas vale a pena. É um livro de superação. Mostra que nossos medos e angústias podem passar, se nos dedicarmos a eles. Adentrarmos, conhecermos nossos medos, e curarmos. Adorei, super indico!

Quotes: 

"Como dizia o meu professor de inglês: se não souber a coisa certa a dizer, então não diga nada." Pág. 55
"As pessoas são diferentes, não se esqueça. Todo mundo chegou a um ponto difícil, mas veio de diferentes reações." Pág. 216

Beijos, 

2 comentários:

  1. Oi Jéssica, eu ganhei esse livro, mas ainda não consegui lê-lo. Foi por conta de uma resenha que fiquei curiosa também, lendo a sua agora fiquei com medo porque quando leio cenas muito fortes é como se eu sentisse o que a personagem está sentindo. É horrível imaginar que existem pessoas como Lee e outras como a Cathy, e é péssimo saber que não podemos fazer nada, quer dizer até descobrirmos o que está acontecendo, ai podemos ajudar né :)
    Vou separar o livro para ler ano que vem.
    Abraços, Raquel.
    viajandoclivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa e li o título, achei que era um livro de terror. E é né? Infelizmente essa é uma estória verdadeira. Já me contaram sobre esses abusos e espero que esse livro conscientize as pessoas. Esse livro me lembra bastante o filme Dormindo Com O Inimigo com a Julia Roberts, também se trata de um relacionamento abusivo e volta por cima! Tem que ter força e coragem para sair de um relacionamento assim!! Vou ler e indicar a leitura!!

    Beijinhos

    blog-belavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!