Resenha: Dearly, Departed - O amor nunca morre - Lia Habel

 Olá leitores! Hoje vamos de resenha, e espero que vocês a apreciem! Primeiro livro do estilo que li, vamos conhecer mais??!

Título original: Dearly, Departed (Gone With Respiration #1)
 Gênero: Romance / Steampunk
 Editora: ID
 Nota: 
 Páginas: 480
 Skoob: Dearly, Departed


Ela é Nora Dearly, uma garota neovitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira. Ele é Bram Griswold, um jovem soldado punk, corajoso, lindo nobre...e morto! No ano de 2187, em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks, surge um perigoso vírus, capaz de matar e trazer novamente à vida.
As pessoas tornam-se zumbis, mas nem todos são assassinos e devoradores de carne. Há os que lutam para que o vírus não se espalhe...
Apenas Nora tem o poder da cura em suas mãos, ou melhor, em, seu sangue. Ela não sabe disso, e corre perigo. É papel de Bram protegê-la...


Temos dois ingredientes não tão comuns nesta história: Zumbis e estilo Steampunk. E o que podemos esperar desta mistura? Eu só posso dizer que adorei!!!

A era neovitoriana de que falamos é no futuro, quando a terra que conhecemos ficou para trás, depois de seus habitantes destruírem tudo. Assim como avançamos, com tecnologias de ponta e tudo o mais, nós regredimos, e vivemos como na época vitoriana, para entender melhor:
"A sociedade da era vitoriana estava cheia de moralismos e disciplina, com preconceitos rígidos e proibições severas. Os valores vitorianos podiam classificar-se como “puritanos”, e na época a poupança, a dedicação ao trabalho, a importância extrema da moral, os deveres da fá e o descanso dominical eram considerados valores de grande importância.Os homens dominavam, tanto em espaços públicos, como em privado e as mulheres deviam ser submissas e dedicar-se em exclusivo à manutenção do lar e à educação dos filhos." Temos a era neovitoriana.
Não temos mais árvores, temos além moradias normais, as subterrâneas, coisas do tipo .. e assim as famílias vão vivendo. E é claro que existe o lado contrário disso tudo, os Punks. São pessoas que não aceitam que vivamos debaixo de tanta tecnologia e que vivem em guerra contra o governo, eles acreditam que o povo é tolo, e assim vai. O povo neovitoriano vive totalmente alheio ao fato de que existe uma doença, que uma vez no seu sistema, pode te matar e te trazer a vida, de uma forma um tanto quanto... diferente. E é aí que entra Nora Dearly. Orfã de pai e mãe, a adolescente de 17 anos passa o ano em uma das melhores escolas para moças, e quando volta para casa, descobre que sua tia, sua guardiã legal, havia acabado com tudo o que eles possuíam. Tinham ido a falência. E no meio disso tudo, o fato de estar sem dinheiro e em luto pela morte do seu pai, ela descobre que corre perigo, que é alvo do ataque de seres muito estranhos e nojentos, que um dia invadem sua casa para sequestrá-la. Mas o plano deles não dá certo, quando outros seres parecidos com esses a resgatam e a levam para um lugar seguro. E paramos por aí... rs


Não vou negar que foi uma leitura difícil no inicio. Eu estacionei a leitura desse livro duas vezes. E quando a retomei, foi uma leitura tão boa, tão prazerosa, que eu só posso concluir que antes, não havia sido o momento certo. Só isso.
Não sei muito o que dizer sem dar spoilers, mais do que eu já contei acima, mas posso afirmar que a mistura de steampunk com os zumbis deu muito certo! Lia Habel soube conduzir todo o enredo muito bem, e fez algo que contrariava tudo o que eu pensava: Me fez apaixonar por um Zumbi!!! Isso mesmo! Bram, o mocinho da nossa história, é um morto vivo. E, ao contrário do que aconteceu no livro Sangue Quente, eu consegui totalmente imaginar ele um perfeito cavalheiro, capaz de despertar os mais lindos sentimentos! Muitos pontos para a autora só aí!

Um fato que posso ressaltar aqui, é como a autora conduziu também a doença que transforma as pessoas em zumbis. As suas explicações de como a doença agia, o que poderia ser feito para impedir, a função de Nora nisso tudo... foi muito bem feita. Totalmente convincente.

Nora é uma personagem da qual muitas pessoas vão gostar. Destemida, sem medo de falar e agir da forma que acha certa, ela luta muito pelo que acredita, pela família que ela descobriu possuir. Um tanto quanto meio "cabeçuda" as vezes... mas isso faz parte da ótima personagem que ela é!!! E temos tantos outros de peso nessa história, como as pessoas que conhecemos na Companhia Z... todas elas. Se parar para falar de cada uma, não irá nos sobrar espaço! rs Só de lhes escrever aqui, já sito saudades deles.

Uma coisa que me surpreendeu e sempre vai fazer isso comigo em certos livros, é a forma como a autora nos passa os sentimentos dos personagens. Nos faz ficar tão imersos na história, que nós sentimos a tristeza e a angústia pela qual os personagens estão passando. No final do livro, aconteceu algo tão triste, que eu me senti devastada... de verdade. Parecia que aquilo havia acontecido comigo, e isso sim, faz as histórias que lemos valer tanto a pena. A possibilidade que temos de viver e sentir tantas situações. Viver vidas e tempos sem sair do lugar, isso é bom demais!

A única coisa que me incomodou em todo o livro, devo destacar, foi a revisão. Encontrei erros de palavras com letras trocadas, partes que faltavam palavras, etc. Não atrapalhou a minha leitura como um todo, mas achei meio chato. Acho que uma boa revisão faz parte do conjunto de uma boa obra e merece toda a atenção.

Terminei a leitura do livro muito satisfeita. Não foi um fim de verdade, mas encerramos uma parte da história, que nos deixou com um gosto de quero mais, para sabermos o que vai acontecer com personagens tão, tão queridos. O livro é super indicado, e você verá isso em qualquer lugar em que possam estar falando dele. Amei, e estou ansiosa pelo próximo livro da série, Dearly, Beloved! *o*

Este livro é uma cortesia da Editora ID.

Beijos,

10 comentários:

  1. Não conhecia esse livro,
    mas achei que capa linda .. e a
    estória me interessou bastante :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiii essa série tem capas lindas e já deu pra perceber que faz uma mistura e tanto de elementos. Embora eu já esteja um pouco cansada de histórias de zumbis acho a proposta ótima ^^

    Bom a revisão e o projeto gráfico de forma geral tem muita importância pra mim, normalmente isso conta vários pontos na minha "análise" final digamos rs

    Enfim, gostei muito da resenha, o livro parece ótimo.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a capa desse livro, Marcelle! <3 Sério, eu estou querendo desde que só o conhecia em inglês, antes da iD lançar. *-*
    Essa coisa da revisão ser ruim já me deixou com um pé atrás. Poxa, custa dar uma atenção um pouquinho maior para o livro? :/
    Mas tudo bem, se a história é boa, a gente lê da mesma forma, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que quero ler este livro, mas não sabia que era steampunk, gente, este gênero é brilhante, e me fascina por sua criatividade. Imagino como seja esta mistura com zumbis, fiquei ainda mais empolgada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Celle, desculpe meu sumiço, confesso que andei com uma preguicinha maledeta esses dias e com alguns problemas familiares, mas aqui estou novamente.
    Quando ao livro a premissa já me instigou. Lendo sua resenha já fiquei doida, porque zumbis e steampunk né? Fala sério, eu AMO.
    Fiquei triste quando você falou que achou o livro mal revisado, uma peninha, essas coisas causam uma irritação durante a leitura, mas de qlq forma adorei a dica e quando puder quero muito ler o livro, muito mesmo *.*
    Beijão querida.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Oie Celle
    eu li esse livro e apaixonei pelo Bram *_*
    fora que foi meu primeiro steampunk ,e adorei o estilo. Preciso da continuação urgente.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nenhum livro steampunk. Se já li não lembro mesmo. Mas acho que eu iria adoooorar o livro!
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando vi zumbi e romances achei que não ia ser uma combinação legal. Mas não é que funcionou e me convenceu? Agora fiquei curiosa para a leitura. Achei muito interessante a sinopse e a sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aparenta ser uma série ótima com intenção de cativar os leitores no mundo da imaginação com personagens misticos... agora fiquei curiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, quero muito ler esse livro ele já esta na minha lista de leituras espero lê-lo logo.

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!