Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

Olá queridos! Vamos a mais uma resenha, de um livro que tenho certeza que mudou um pouquinho de cada um que o leu, o decifrou. Vamos lá?!



Título original: Looking for Alasca
Gênero: Drama
Editora: Martins Fontes
Páginas: 229
Skoob: Quem é você, Alasca?

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Para falar a verdade, não sei bem como falar sobre esta obra de John Green da forma que ela merece ser falada. Ao mesmo tempo que comecei essa leitura com todas as expectativas, eu não as tinha, se é que isso faz algum sentido (?).

Em seu livro de estréia, John Green nos apresenta Miles. Um adolescente realmente fissurado em últimas palavras - ele sabia muitas. A vida de Miles é monótona e sem graça, e é por isso que ele toma a decisão de estudar em  Culver Creek, - uma escola que tem um estilo 'internato', onde os alunos passam todo o ano letivo, sem ir para casa - em busca do seu Grande Talvez.
Em  Culver Creek, Miles faz alguns novos amigos, Chip Martin (vulgo Coronel), Takumi Hikohito e Alasca Young. E é então que começamos a nossa viagem tão profunda a esse mundo adolescente nada bonito, nada glamoroso, mas muito real.

Miles se apaixona por Alasca. E os seus dias passam em Culver Creek enquanto ele se diverte com os seus amigos, e se encanta ou decepciona com Alasca, que é totalmente instável. Eles bebem, fumam, quebram as regras juntos. E isso faz com que eles sejam inseparáveis, um time. Mas as vezes eles se perdem em seus próprios problemas, em seus mundos obscuros. Porque é nisso que eles vivem mesmo. Até as suas lembranças mais felizes se tornam tristes.
"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão." - Miles sobre Alasca.
'Quem é você Alasca?' é um livro profundo, não tem como não ser. Ele fala de uma realidade triste, mas bonita, real, verdadeira, intensa. Fala de dramas, de vidas complicadas, tristes mesmo. O livro é na verdade, um retrato da vida de Alasca, e o que ela provoca em cada uma das pessoas ao seu redor. E vemos isso através dos olhos de Miles.
Os capítulos do livro são contados antes de um fato, e depois dele, como por exemplo "trinta dias antes" ou "quinze dias depois". E esse fato é algo que eu não esperava, mesmo, no livro. Mas algo necessário para entendermos todo o furacão Alasca.

Concluindo, John Green é um cara que realmente sabe o que faz. Ele consegue tocar nossos corações da forma mais profunda possível. Esse é o primeiro livro, a primeira experiência que eu tenho com ele, e certamente quero ter outras, muito mais!


Beijos.

16 comentários:

  1. Essa é a primeira resenha que leio que toca nessa assunto de algo que acontece com a Alaska, a maioria das opiniões que li dava mais enfase para o Miles e senti que o autor não abordava muito os outros personagens, ainda não tinha lido o livro porque não havia ainda um ponto que me chamasse atenção, mas agora você conseguiu me deixar realmente curiosa. Vou ver se arrumo um tempo pra ler.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem interessante mesmo, flor, nunca li um livro que falasse sobre o Alasca. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Barbie!
      Confesso que na primeira vez que li o título do livro também pensei que fosse sobre o Alasca e não entendi muito bem a capa e a sinopse devido à esse fato. Porém, percebi que Alasca é o nome da garota retratada no livro. Espero ter ajudado. Beijos :)

      Excluir
  3. Todo mundo ama esse quote, não é mesmo? Eu ainda vou tatuar esse quote em algum lugar, tão apaixonada que sou por ele.

    Esse é meu livro favorito. Não favorito do momento, mas O favorito. Já li o livro 3 vezes e sempre que leio ele me toca de uma maneira diferente. Como você disse, ele é tão real e tão intenso... adoro ler resenhas positivas dele ♥

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi...voce pode me explicar o final do livro? Nao entendi muito bem, o livro termina ele fazendo o trabalho de religiao falando do labirinto.
      E qual foi a ultima palavra do miles no final do livro?
      Atenciosamente chelse.

      Excluir
  4. Eu gostei desse livro! Tudo é tão intenso!
    Esse quote é um dos mais bonitos mesmo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie minhas lindas, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer pela visitinha de vocês em meu blog e dizer que gostei muito da resenha, até porque eu comprei quase todos os livros do John Green, menos esse dai, pois não sabia realmente como era a estória e também se eu iria me interessar, mas sinceramente vocês deixaram alguma coisa no ar ai para não falar demais (risos)
    Mas vou pesquisar mais sobre ele para ver se eu também compro ele para completar a minha coleção.
    Adorei o que vocês disseram ai. Parabens viu
    Se cuidem
    E fiquem com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelle!
    Ainda não li esse livro do John Green, mas já vi alguns comentários dizendo que ele é semelhante a Cidades de papel, que também não li, mas pretendo ler em breve.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Marcelle =)

    Do tio John eu só lia ACEDE, mas tenho muita curiosidade para ler as demais obras do autor em especial essa, que é uma das mais adoradas pelos fãs dele =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Tenho esse livro e apesar de morrer de vontade de lê-lo, ainda não consegui =( Do Green, só li ACEDE e pretendo ler mais obras do autor em breve!

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li "Quem é você, Alasca?" faz um tempo e gostei bastante, pretendo também ler outros livros do John Green.

    bjs
    www.like-a-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Celle
    esse livro é intensamente tenso rs
    Eu tmb não esperava pelo tal "fato", me peguei lendo o mesmo capitulo diversas vezes e falando: não pode ser
    .Foi meu primeiro livro do Green, li com essa expectativa sem expectativa rs coisa louca.
    Mas favoritei o livro.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Até hoje não li nenhum livro do autor, tenho que ler!!! RSrs

    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  12. o livro parece ser bem legal , adoro historias assim
    <3

    Seguindo aqui flor , caso goste siga tambem :D

    Tagarelice

    ResponderExcluir
  13. oiee =)
    menina, acredita que ainda não li nada desse autor? E.T eu :|
    estou querendo muito não só os outros quanto esse, gostei da tua resenha, espero me sentir da mesma forma que você quando estiver lendo.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. ola vcs n me conhecem mas estou adorando a ler sempre novos livros porcausa do autor jonh green eu li a culpa e das estrelas eu ameiiiiiiii o livro e pretedo ler todos os livros do autor estou acabando de ler um livri que n e do autor chamado estrelas tortas e otimo e logo quando o acabar irei ler ao quem e vc alasca obrigada pelo otimo site ok gente bjuuu

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!