Resenha: Perdida - Carina Rissi

                                                  



       Título original: Perdida  
       Gênero: Romance/Épico
       Editora: Verus
       Páginas: 364
       Skoob: Perdida

Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

RESENHA: 

Conhecemos Sofia, uma pessoa totalmente descrente do amor e seus 'efeitos'. Acredita somente em contos de fadas (aqueles que terminam com finais felizes) e nada mais. Não espera muito de alguém da vida. Vive da tecnologia, não se imagina sem ela, até que...

O ano é 1830. O lugar? Desconhecido.
Ao acordar de um trupicão em uma pedra e deparar com um rapaz (ou príncipe encantado) vestido à caráter no tempo em que se encontra, Sofia pensa estar em uma pegadinha... Mas infelizmente (ou felizmente?) não é assim que as coisas acontecem.
Ao descobrir que foi transportada por um celular para dois séculos atrás, Sofia tenta a todo custo entender o motivo de ter ido parar ali, e principalmente encontrar a saída para retornar à sua amada vida moderna do século XXI.
Ian, um rapaz muito acolhedor, ajuda Sofia nessa transição toda, até descobrir que está completamente apaixonado por ela. E, sem saber o que fazer, se pega perdido no mundo de Sofia.
O mais engraçado de tudo isso é a forma como Sofia vê as coisas no século em que está. Claro, é tudo muito diferente do que ela costumava viver, muito diferente de qualquer coisa que ela imaginou algum dia: vestimentas, costumes, vocabulário (onde ela mais se perde, o que torna o livro mais engraçado ainda).
Costumo dizer que não gosto de livros de época. Aqueles que existem as regras para se casar, e toda aquela história bla bla bla que não consigo me acostumar. Mas esse livro me cativou de uma forma que nenhum outro jamais conseguiu.
Eu consegui enxergar exatamente o que a Carina quis nos passar: cada cenário, cada momento, tudo! Principalmente consegui captar a essência do livro, que é o amor. Para quem não costuma acreditar no amor, quando ele bate à nossa porta, não é percebido tão fácil assim. 
Demorou para Sofia entender o real motivo de ter sido transportada. O real valor que ela deixou de aprender a sua vida inteira, e foi aprender justamente ali, dois séculos atrás, com um completo desconhecido.

Ian me conquistou desde o começo. Tão cordial, educado, fofo, alegre, meigo, apaixonante. Tão tudo de bom, que é até difícil expressar por meio de palavras o sentimento que me passou. Com certeza um príncipe para os nossos sonhos de leitoras assíduas, um exemplo de pessoa, que eu, particularmente, toparia voltar dois séculos para encontrar igual, hahaha.

Enfim, o livro tem uma ideia perfeita: a mistura dos tempos (séculos), a mistura dos costumes, e toda a forma que o assunto é abordado, é incrível. Não encontraria forma melhor de escrever uma resenha, um agradecimento a Carina, se não fosse por meio desta:

Carina,
Ao conhecer Sofia, Ian, e todos os personagens descritos neste livro, tive uma percepção de leitura muito melhor. Não precisou de muito, claro, pois você é boa no que faz. Não precisou impressionar (mesmo tendo impressionado não só eu, mas todo mundo que leu). A forma simples como cada personagem é retratado no decorrer do livro, as formais mais fáceis de percepção de um personagem em nossa mente, você conseguiu me passar com total sucesso.
Não sei os outros, mas eu obtive muito conhecimento com a sua obra. Tanto emocional, porque a sua obra, no todo, é emotiva, expressiva, e todo o mais... Mas também no sentido racional. Ver as coisas como elas são, ver o que devemos dar valor na nossa vida. Todas essas coisas que passam despercebidas no nosso dia a dia, você conseguiu me fazer perceber.
Momentos de não querer desgrudar do livro nem um minuto sequer (mesmo durante o trabalho, rs) e a emoção de saber que SIM tem uma continuação (para a nooooooooossa alegria) e SIM, teremos o filme, ai são tantas emoções...
Obrigada por me propiciar isso. E obrigada por existir!

Gente, as emoções que senti no decorrer do livro não conseguiram ser descritas totalmente aqui. Cada um tem um livro que nos toca, e nos faz mudar, isso é inevitável. Fico feliz em dizer que essa foi a melhor leitura do ano para mim (independente do que virá depois, será difícil superar esta), e mais feliz ainda em dizer que é uma obra nacional. O que me traz um orgulho danado minha gente!

Beijos,

23 comentários:

  1. Apesar de ter lido zilhões de resenhas de 'Perdida', e apesar de aparentar ser um livro MARAVILHOSO, não estou conta taaanta vontade de lê-lo (acontece =| )
    Mas é interessante a forma que Carina trabalhou os personagens, e a história é bem cativante ^^

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro.
    Só leio resenhas positivas sobre ele. Espero poder ler em breve ;)

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e amei. Carina Rissi tem uma narrativa muito envolvente e os personagens criados por ela são apaixonantes. Não vejo a hora de sair a continuação.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista há tempos!
    Preciso muito ler!!! Todo mundo ficou encantado com ele!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Já li muitas resenhas desse livro e confesso que morro de vontade de lê-lo. A sua só aqueceu ainda mais esse meu desejo. Não li nenhuma obra da autora e nem conheço sua escrita, mas tenho no meu íntimo de que vou amar essa obra.
    Beijão Jess e Celle. *.*
    Viviane Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse livro é bem interessante a narrativa dele,
    toda vez que leio alguma resenha, fico querendo ter
    para ler, espero um dia ler,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu casaria fácil com o Ian XD
    Esse livro é lindo. E realmente, essa ideia da autora de misturar as épocas e os costumes foi muito interessante.
    Preciso ler outros livros da autora :]
    Beijo!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  8. Faz um tempo que eu quero ler este livro, mas nunca consigo encaixar ele nas minhas metas.
    Ele parece ser muito interessante fora que as resenhas são super positivas :)

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. como não amar?
    a Sofia é uma das personagens mais cativantes com quem ja cruzei e Ian o sonho de consumo da mulherada, isso e mais um livro cheio de diversão e auto astral é tudo de bom!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie linda, tudo bem?
    Estou passando para conferir as novidades do seu cantinho e dizer que fico feliz que tenha gostado da minha postagem anterior no I LOVE MY BOOKS e também dizer que gostei bastante da sua, até porque sua resenha ficou mais do que maravilhosa. Meus parabéns. Eu acho que você deveria mostrar para autora, porque ela ficaria orgulhosa de saber seus sentimentos =]
    Nossa amiga, eu tenho o livro aqui e não peguei até agora para ler acredita ? hahahaha
    E todos dizem mesmo que a estória é maravilhosa.
    Espero sentir o mesmo que você, porque já fiquei curiosa para saber o que acontece nesse livro.

    Mas enfim...
    Espero que esteja bem minha linda
    E olha, depois passa no meu cantinho que tem algo muito bacana lá.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e me fez ter mais vontade ainda de ler. A história parece ser ótima.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Devo confessar que já tinha visto esse livro algumas vezes na livraria, e nunca pensei que fosse um livro assim tão sentimentos a flor da pele, daquele livro que te desperta inúmeros, devo confessar que me vejo interessado por essa história. Ótima resenha, soube se expressar muito bem. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Jéssica =)

    Morro de vontade de ler "Perdida", acho que vou pedir ele de Natal já rs...
    A capa dele é tão perfeita e cada resenha fica mais encantada e curiosa para conhecer a história *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  14. Oie Jéssica, tudo bem? =)
    eu estou doida para ler esse livro! Estou com ele aqui mas não consegui pega-lo para ler ainda, e sua resenha ficou me coçando os dedos pra pega-lo kkkkk E da um orgulho danado mesmo quando encontramos escritores nacionais com tanto talento né? Já estou te seguindo por aqui.
    Bjão
    closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já faz um tempão que quero ler este livro :)
    Agora quero mais ainda, tomara que eu o encontre em alguma promoção, ai vou poder matar minha curiosidade.
    Bjos

    Rafa Melody
    rafaacarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Jessi
    já li um livro da Carina e adorei o estilo da narrativa. Tenho perdida na minha estante desde o ano retrasado, e que vergonha ainda não ter lido. preciso corrigir isso imediatamente, ainda mais ao saber que o livro ficou entre suas melhores leituras do ano. Uau.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Jess!
    Eu estava pensando em comprar esse livro para minha melhor amiga de aniversário e bem, fiquei pensando e pensando e depois que li sua resenha tive a certeza: É MESMO ESSE! hahaha
    Parece perfeito!

    Seguindo aqui!
    Beijos,
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia este livro, mas adorei a capa e a resenha... gosto de história de épocas distantes, flor. beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jéssica!

    Desde que uma amiga minha me falou maravilhas sobre "Perdida" que eu quero lê-lo. Sua resenha só fez minha vontade aumentar. Eu amo histórias que se passam no século XIX, então estou bem animada e com grandes expectativas.
    Aliás, acho que irei gostar do Ian! Rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Jessi <3 Menina, eu tinha dito que passaria para ler a tua resenha né? Acontece que eu jurava que tinha vindo, mas acabei esquecendo hahaha'
    Eu não tenho AQUELA vontade de ler esse livro, mas a tua empolgação sempre me contagia amiga, e fora que vai virar filme né? Já quero hahaha'
    Confesso que gostei disso de ser transportada pro século passado, será que a gente conseguiria se adaptar?

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Jessica!
    Eu adorei esse livro, me diverti bastante com a Sofia, adorei todo o cenário, os personagens são ótimos e bem cativantes! A narrativa da Carina te prende, é impossível largar o livro! ótima resenha!!
    Beijos,
    Tahis
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho esse livro a tempos, mas ainda preciso ler. Conheci a autora ano passado na Bienal de SP, ela é uma querida \o/
    Menina vc gostou tanto desse livro que fiquei empolgada, vou me esforçar para ler ele ainda esse ano. Parabéns pela leitura e resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!