Resenha: Um gato de rua chamado Bob - James Bowen




       Título original: A street cat named Bob
       Editora: Novo Conceito
       Gênero: Romance
       Páginas: 240
       Nota: 
       Skoob: Um gato de rua chamado Bob



Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).



Resenha:

Somos apresentados a James, um ex viciado em heroína passando por fase de transformação e superação em sua vida solitária.
James sai de casa cedo, em busca de viver a vida intensamente por conta própria. Seus pais são separados, fazendo com que assim, perca total contato com seu pai. 
Quando resolve se mudar para Londres passa por poucas e boas: mora em casas de amigos, albergues e até mesmo na rua, como os mendigos, passando então, a ser viciado em drogas.
A vida não é fácil para pessoas deste porte, quando entram no mundo das drogas. E James sabe muito bem disso, por isso resolve se tratar, passando a trabalhar nas ruas, tocando sua guitarra e animando os turistas que passam pela famosa Londres.
E no meio desse tratamento, se depara com um gatinho laranja (também solitário) na porta de seu prédio. E então sua cabeça fica cheia de dúvidas se deve ou não pegá-lo e deixá-lo fazer parte de sua vida e de sua família. E apesar de tentar se livrar do bichano várias vezes, ele sempre volta a seu lar o surpreendendo e sentindo, pela primeira vez, ter encontrado algo a se prender na vida.

A história em si é muito linda. Por se tratar de uma história de superação (sempre me emocionam, bom vermos como a vida de uma pessoa pode mudar por um simples acontecimento, que aos olhos dos outros passa a ser banal). Uma motivação, independente de qual seja, é importante para nosso desenvolvimento em relação a vida. Uma pessoa, ou até mesmo um animalzinho, pode mudar completamente nosso rumo.
E foi exatamente isso que aconteceu com James...
Quando se pegou totalmente apaixonado por Bob (esse foi o nome dado ao gatinho laranja encontrado em sua porta), resolve fazer com que ele participasse de sua rotina, para entrosá-lo totalmente em sua vida. E, quando viu o tremendo sucesso que seu gatinho estava fazendo nas ruas (quando ia cantar e alegrar os turistas na rua) passou a levá-lo com mais frequência.

Bom, não espere um romance nesse livro. Romance de homem e mulher, quis dizer. A história é toda voltada ao charmoso gatinho de James, e suas aventuras no decorrer de sua vida. Me lembrou muito a história do Marley, em relação ao companheirismo. Gatos tem um modo de vida diferente de viver, e eu, particularmente, não era muito chegada neles até conhecer Bob. Sei que é uma peça rara, difícil de encontrar no mundão em que vivemos, o que com certeza da um destaque a esse bichano.

A história é linda, e passa lições maravilhosas ao leitor. Não achei que me apaixonaria tanto por ela, o que foi melhor ainda, pois criar expectativas em alguma coisa e se decepcionar não é um sentimento muito bom.
Com certeza me ensinou coisas importantes, que levarei sempre na vida!

Beijos,

12 comentários:

  1. Jéssica, parabéns pela leitura e resenha. Fico feliz que tenha gostado dessa história =)
    Confesso que esse livro não chamou minha atenção, apesar de ter amado a história de Marley que por sinal tem uma narrativa fantástica, sei que esse livro do Bob tem altos e baixos; mas enfim quanto mais opiniões diferentes melhor né!!!???
    Abração querida e boas leituras!!!

    p.s. Obrigada pela atenção e presença no meu blog. É muito importante para mim esse retorno!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda. É a primeira vez que leio uma resenha sobre este livro, até então não fazia ideia do que ele se tratava. Sua resenha ficou ótima, mas não fiquei interessada em ler a obra. Eu prefiro livros que tenham romances e não sou muito fã de gatos rs. Parabéns pela resenha. Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jéssica! Estou ansiosa para ler Um Gato de Rua Chamado Bob! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. esse livro sempre me pareceu fofo sabe jéssica, mas não quero le-lo.
    sei lá, não me chama muito a atenção livro com animais

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, tudo bom? *-*
    Sou suspeita pra falar desse livro, achei tão fofo, tudo que tem a ver com animais me deixa com cara de boba hahah mas o que eu mais gostei além do Bob foi a volta por cima que o James deu, dá até esperança *-*

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei esse livro, mas assim que chegou eu emprestei e a pessoa ta demorando pra devolver. Eu amo gatos e espero gostar do livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. OI eu tenho esse livro! Tenho que ler ele!!!

    Bjs, me segue por favor? se já segue ignora. E comenta por favor nessa resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/09/tapete-vermelho.html

    ResponderExcluir
  9. Oie Jessy
    eu já fico toda derretida só de olhar pro gatinho dessa capa *_*
    quero ler, pois adoro histórias de superação!
    bjos
    www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Jessica =D

    Eu não gosto de ler livros em que o protagonista é um bichinho ... sei que a probabilidade de eu acabar desidratada de tanto chorar é enorme então eu evito mesmo rs...

    Todo mundo que leu esse livro adorou, e esse gato na capa é a coisa mais fofa do mundo *-*
    mas mesmo assim sei que é melhor eu não ler esse livro rs...

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Este livro é muito fofo, Bob cativa qualquer pessoa e saber que é uma história real mexe mais conosco, eu amor gatos e foi uma leitura bem significativa.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Jéssica, que resenha fofa, parabéns. Eu assim como você não era muito fan de gatos, mas hoje eu adoro esses serzinhos voluntariosos e carinhosos, pois tenho o meu negão Sírius, um gato que ganhei de presente da minha nora, ainda bebezinho, hoje ele tá grandão e muito fofo. Esses animais são tudo, e esse livro descreve muito bem isso, recomendo a leitura também.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    https://www.facebook.com/pages/Livro-Amaz%C3%B4nia-um-caminho-para-o-sonho/341433685880795

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!