Resenha: A lista dos meus desejos - Grégoire Delacourt.




       Editora: Alfaguara Brasil
       Gênero: Drama
       Páginas: 152
       Skoob: A Lista Dos Meus Desejos



Até que ponto o dinheiro traz felicidade? Essa é a questão central de A lista dos meus desejos, o fenômeno de crítica e público que ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos na França e será levado às telas em 2013. Jocelyne Guerbette é uma mulher de meia-idade que sempre teve uma vida modesta e pacata. Mora há décadas numa pequena cidade francesa com o marido, tem um armarinho e escreve um blog sobre costura que, sem suspeitar, é cada dia mais lido. Jo tem duas amigas inseparáveis — as gêmeas Danièle e Françoise, donas de um salão de beleza — que sempre apostam na loteria e sonham com o que fariam se ficassem milionárias. Um dia, pressionada pelas irmãs, Jo decide comprar um bilhete. E ganha, sozinha, 18 milhões de euros. É o início de uma reviravolta em sua vida. Por um lado, tudo em que ela sempre acreditou começa a desmoronar diante de seus olhos. Por outro, poderá descobrir a felicidade onde nunca havia esperado. A lista dos meus desejos é um livro sobre a felicidade, e um conto de fadas moderno sobre a redenção nos momentos mais difíceis. Sem saber como lidar com a quantia de dinheiro exorbitante, Jo decide não contar ao marido sobre a fortuna recebida. Ela teme pelo pior: tanto dinheiro recebido de uma só vez possa trazer mais tristeza que felicidade. E, de fato, aos poucos a vida da personagem passará por mudanças irreversíveis, trazendo perigos nunca antes previstos. Numa trama pontuada pelo amor e pela imprevisibilidade do destino, Grégoire Delacourt desenvolve uma história sobre as prioridades do desejo.


Resenha:

Há quem diga (e já vi muitas opiniões parecidas) que este livro trata-se de um chick-lit. Pois bem, como eu tenho um certo costume de ler um livro sem ler a sinopse (o que me chama a atenção primeiramente é a capa) tive esse certo desconforto ao passar as páginas quando, percebi logo de cara, que se trata de um livro sério, do gênero dramático.

Mas enfim, de uma maneira geral (como nota-se na sinopse) o livro conta a história de como o dinheiro pode mudar a vida, e principalmente a cabeça das pessoas. Independente de quem seja: marido, filhos etc.
Jocelyn tem uma vida normal e simples. E se orgulha muito disso, de tudo o que conquistou. Porém, como nada é perfeito, se sente insegura em relação a seu corpo, como ela chama muitas vezes, roliço, e que, a fez ter um certo desconforto em seu relacionamento com seu marido, Jo. Juntamente dele, que tem um passado meio drástico e violento por conta da perda de um de seus filhos, ela se vê em uma fase "boa" de sua vida.
Quando de repente tudo muda...
Ao ouvir o conselho de duas grandes amigas suas (as "gêmeas") Jocelyn resolve jogar na loteria, e adivinhem? Sim, claro. Ela ganha! E fica sem reação ao saber o que fazer com a sua futura vida.
Então esconde o cheque dentro de um sapato em seu closed, e quando nota a mudança de comportamento de seu marido, percebe, tarde demais, que ele se foi.
Enfim, sem querer contar muito sobre o desenrolar da história, pois é uma história curta e direta, é interessante ver a forma que Jocelyn lida com toda essa fase de sua vida.
E principalmente quando percebemos que, apesar de parecer que o dinheiro compre toda a felicidade do mundo, nada compra o amor.

Com uma forma muito direta de escrever, Gregoire nos leva a diálogos rápidos e crus, nos vemos passando as páginas rapidamente, mesmo tendo uma grande noção do que nos espera no final. E adivinhem? Sem surpresas, mas muito realista!

Assim como o livro, a resenha foi curta e direta, hehehehe.

Nota: 


5 comentários:

  1. Realmente Celle, essa capa é muito cute...cute. Achei linda e chamativa.
    Gosto de histórias que nos trazem algo de cru e real, elas sempre deixam um conhecimento, ou mesmo algum ensinamento no final. Sua resenha me fez querer ler o livro por isso. Sair da fantasia é difícil, quando amamos ler para nos entreter, mas é necessário também.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vvivi querida, a resenha é da Jess! ;) Beijinhos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Quando eu estava gostando, querendo saber o que aconteceu, você parou - rs!
    Ótima resenha, haha!

    Lembro-me que gostei muito da capa o que me fez gostar do livro.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve :)

    Beijinhos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ah parece um livro legal, na medida do possivel xp

    ResponderExcluir
  4. Geralmente também julgo um livro pela capa, mas nunca sem ler a sinopse!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ (comenta lá )

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!