Resenha: O livro do amanhã - Cecelia Ahern



       Titulo original: The book of tomorrow
       Editora: Novo Conceito
       Gênero: Drama
       Páginas: 368
       Skoob: O livro do amanhã




Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


Resenha: 

 Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante das pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma,  no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão. P.202

 Devo começar essa resenha falando que criar muita expectativa sobre alguma coisa é sempre um ponto negativo (nesse caso, muito negativo) para qualquer situação. Principalmente em relação a um livro, que se torna nosso companheiro por dias a serem lidos, e acabam, muitas vezes, nos desanimando...

Quando fiquei sabendo que Cecelia teria mais um livro em minha prateleira, fiquei super empolgada e ansiosa para ler. Depois de P.S eu te amo, tinha uma visão dela que se encaixava mais a Nicholas Sparks, e por isso fiquei desta forma. Porém, o resultado não foi muito agradável ao meu ver.
Com um tema ótimo em mãos, sinto que Cecelia conseguiu estragar toda a ideia que poderia ter sido maravilhosa, se abordada de outra forma. Com personagens extremamente irritantes, me sentia agoniada ao passar das páginas. E mais... Nem a protagonista salvou!
Mimada e totalmente fora de si, quando Tamara se viu em uma situação de mudança de vida pela morte de seu pai, foi morar na casa de seus tios (tão irritantes quanto) Arthur e Rosaleen, por ter perdido tudo que tinha: casa, dinheiro, etc. Sua mãe, se me permitem a expressão, uma total 'zé ninguém' não faz nada a respeito de nada (o que irritava mais ainda).
Enfim, começa toda aquela baboseira de superação (de não sei bem o que, pois ela nunca dava valor no que tinha) e também de adaptação a vida nova no vilarejo. E aí começam os tão esperados mistérios que Tamara começa a desvendar. O que tem tudo para ser uma ideia mágica, pois, através de um diário encontrado no ônibus viajante de Marcus (único personagem que me cativou, mas Cecelia o descartou da história rapidinho) Tamara consegue saber o que acontecerá no dia de amanhã de acordo com o que está escrito nele. E pode, também, mudá-lo.
No desenrolar da história aparecem novos personagens, pessoas que Tamara vai descobrindo pelas sua escapadinhas, e consegui ficar extremamente irritada em ver como Rosaleen e Arthur levam suas vidas. Arthur é um tremendo pau de bosta, se me permitem falar, pois obedece toda e qualquer condição de Rosaleen. Esta, que é cheia de mistérios, fica rodeando na história sem muita emoção, nos fazendo imaginar o que será que estaria aprontando..
Enfim, é uma serie de pontos que com certeza poderiam ser alterados para esta se transformar em uma história totalmente de acordo com o que o tema nos traz: o que esperar do amanhã? E principalmente: será que devemos alterar qualquer acontecimento?

Não vou deixar de acreditar na escrita da Cecelia, pois ainda tenho um de seus livros para serem lidos aqui na minha estante. Mas confesso que este, não conseguiu me prender e me deixou em uma total ressaca literária hehehehe.

Aos que gostaram e se identificaram com a história, acho legal que tenham visto algo que eu não consegui, pois, apesar dos pesares, teria gostado muito da história se fosse escrita de outra forma. Deixem suas opiniões, gostaria de saber o que acharam (de quem já leu) e o que esperam (quem ainda não leu).

Nota: 111

Beijos,

26 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Jéssica! Estou ansiosa para ler O Livro do Amanhã e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pela sinopse eu tinha gostado da história RSR, mas ainda não li nenhum livro da autora.Amei sua sinceridade na postagem :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Foi meu primeiro livro da autora e gostei bastante, ela conseguiu me deixar presa na narrativa desde a primeira página, mas teve um detalhe no final que achei falho, de resto foi um bom livro. Quero ler outros dela e comparar o trabalho. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa as opiniões sobre este livro estão bem divididas em ? alguns dizem que ele é chato outros que é maravilhoso, vou comprar,ler e tirar minhas conclusões, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Oiee Linda, tudo bem ?
    Desculpa pela minha ausencia, mas andei cheia de problemas e também agora estou para mudar o Layout de meu blog e estou me organizando passando de blog em blog para ver quem me linkou e quem não. Porque estou fazendo uma limpa e queria saber se vc poderia me linkar, me seguir e curtir minha pagina do facebook. Fique sossegada que farei o mesmo pelo seu, até porque vc ja ta linkada e ja estou te seguindo. Mas se tiver pagina no face tambem soh me passar. Me avise nos comentarios por favor.

    Outra coisa, eu tenho esse livro do amanhã.
    Não conhço o trabalho dessa autora, porque não li outros livros.
    Mas pelo o titulo me chamou muita atenção e estou doida para ler. Mas espero não ter uma opinião um pouco negativa sobre ele, porque eu senti que vc meia que detestou a leitura. nao sei...foi o que me deu impressao. Mas quero ler para ver o que eu acho, porque vai que eu tenha a mesma opiniao que vc neh ?? hehehehe...Enfim...

    Deixa eu ir agora linda, pois tenho uma lista para visitar ainda.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jé, que peninha heim vc não ter curtido o livro. É tão ruim quando temos expectativas em relação à uma leitura e esta acaba não atendendo né?
    Frustrante demais!
    Mas enfim, eu tmbm estava com expectativas pra este livro e como eu ainda não li, elas acabaram de diminuir, ao ler sua resenha.
    São muitas questões a se pensar, então acho que o livro vai lá pro fim da minha listinha, pelo menos por enquanto, assim eu esqueço um pouco a euforia, e quando eu for lê-lo, talvez não fique tão frustrada e ele funcione comigo.
    Mas fiquei aqui pensando, se vc não curtiu tanto, foi muito boazinha ao dar 3 estrelas pra ele heim.
    Bjokas flor.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica! Sabia que eu tava com uma sensação ruim em relação a esse livro, acreditas que tá rolando uma feira do livro aqui na minha cidade e como esse livro estava em promoção e eu vejo muitos elogios da autora, eu comprei, e quando eu saí do stand, deu vontade de devolver :x estranho né? Mas foi assim, e agora com a sua resenha eu meio que desanimei de ler, mas vou dar uma chance porque eu acho que a trama é interessante e diferente, também espero não me decepcionar, já que já não estou com tantas expectativas né? Parabéns pela resenha :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que pena que só estou vendo resenhas negativas desse livro. Mas mesmo assim eu quero ler. É bom que já vou sem expectativa nenhuma.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li "PS: Eu te amo" porque não faz meu estilo de leitura, assim como Nicholas também não faz por isso nem me animei com ele e ao ler sua resenha eu vejo que fiz bem em não tentar ler, estou correndo de leituras desgastantes!

    ResponderExcluir
  10. Comecei a lê-lo e tive de parar, outros livros entraram na frente, confesso que a protagonista me irritou bastante assim como Rosallen e a mãe de Tamara, mas como vou pegá-lo pra continuar semana que vem espero ter melhor impressão que vc teve Celle.
    Beijão, ótima resenha , como sempre.
    Viviane
    Razão e Resenahs

    ResponderExcluir
  11. Quando ia le-lo, vieram uns de BT e tive que parar, mas agora já posso lê-lo e farei porque parece ser tão legaaaaaaaaaaal :o

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  12. Eu estava com muita vontade de ler esse livro, mas depois dessa resenha não sei mais. Uma amiga minha está lendo ele e até agora não gostou muito também, então desanimei. Mas quem sabe, um dia talvez eu leia :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Como ainda não li nada dessa autora, tenho altas expectativas para com esse livo, pena que você não curtiu tanto né?
    Espero gostar mais haha

    Beijos.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. A minha opinião sobre O Livro do Amanhã é exatamente igual a sua!
    Tinha tantas expectativas para esse livro, até por que o tema parecia espetacular. Imagine minha decepção quando já estava um pouco depois da página 100 do livro.. A Tamara é chata, mimada e infantil, e não consegui nutrir nem um pingo de simpatia por ela, ou pelos tios.
    Adorei sua resenha, e super concordo com tudo o que você disse. Quem sabe no próximo livro da Cecelia, não? hahaha

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Ah.. Legal saber que gosta de House também.
    Mega charmoso, né! ai aiii..

    Ah! Ganhei este livro em um sorteio e estou na espera por ele.
    Ansiosa pela leitura!
    Assim que a fizer, escrevo a minha opinião :)

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ai amiga, concordo com TUDO que você falou.
    Eu também criei MUITA expectativa com relação a esse livro, mas como você acabei meio que decepcionando, mas não achei o livro todo de ruim, sem dúvidas o que mais chateia é o começo com diálogos escassos '-'

    Adorei a sinceridade.

    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  17. Oie Jéssica.
    Ainda não li o livro, mas tenho vontade de ler (ou pelo menos tinha até agora) haha. Bom, pelo que li a sua resenha é bem capaz que eu acabe achando a mesma coisa do livro, pois não gosto muito de livros assim que até o protagonista é irritante, estraga tudo a leitura..
    É bem chato quando isso acontece, você cria uma expectativa sobre o livro seja pelo título/assunto que ele aborda ou pelo escritor e no decorrer das páginas acabamos nos decepcionando, já passei por isso D:
    Beijos,
    feelingsinlettersphotographs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa menina, já vi que o tema teria msmo tudo para emplacar, porém, segundo sua pessoa.. ele não convenceu muito. Ruim quando a gente cria expectativa com um livro, recentemente senti isso com um livro e to até agora procurando palavras para me expressar e fazer um resenha.

    Adorei sua resenha.. palavras sinceras.. faz tempo que não via uma resenha tão verdadeira! Bom, da minha parte não tinha muito me interessado esse livro para ler.. acho q sou a única que não gostou do livro e do filme P.S Eu te amo rsrsrs (Não me matem) mas a capa e agora a história...não me agradou muito! bom... vou continuar com meus vampiros e lobisomens que são mais hot... e contém mais histórias misteriosas a serem descobertas rsrsrsrsrsrs

    bjokas e até breve!

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. adoreiiii a resenha, mas acho q n conseguiria ler,n faz tanto meu tipo
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que pena que não deu certo pra você Jéssica, eu nunca tive muita vontade de ler esse livro, porque a sinopse já não me chamou a atenção, parece que o livro se arrasta né, não sei, não fui com a cara mesmo. É bom ler resenhas tão sinceras, já sei que não posso esperar muito do livro.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  21. Poxa, fiquei chateada :/ Estava muito empolgada com esse livro (muito mesmo!) e fico triste em saber que os personagens são chatos e a estória não foi o que você esperava. Me desanimei bastante.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
  22. Da autora só li P.S. Eu te Amo, e acho que ficarei só com este raso conhecimento mesmo!! Rsrs...
    Ninguém está gostando muito da história da biblioteca viajante.
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  23. Oi Jéssica,

    Personagem irritante e mesmice também me deixam muito estressada... Uma pena a história não ter te agradado.
    Não fiquei muito empolgada com a sinopse, mas amei sua resenha e sinceridade. =)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ahh, essa coisa das expectativas! Sempre um problema, né?
    Quando li a sinopse acho que fiquei tão eufórica quanto você em um primeiro momento, a premissa parece realmente maravilhosa. Ainda bem que li a sua resenha pra me acalmar ou acho que sairia correndo pra comprar o livro! Adoro essa tematica de saber o futuro e talz

    Beijitos

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Jéssica!
    Olha, já algumas resenha positivas e outra negativas a respeito desse livro, quando vejo um resenha que fala que o personagem cansa já me desanima totalmente! Mas ainda assim tenho muito curiosidade de ler esse livro, eu amei P.S Eu Te Amo, e fiquei com mais vontade de ler algo da Cecelia.
    Espero ler esse livro essea ano ainda, está na minha meta de leitura, assim que ler saberás a minha opinião!!

    Beijinho flor!!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!