Resenha: O Caso rembrandt - daniel silva

Olá queridos! Mas uma resenha! Vamos lá?!

Título Original:The Rembrandt Affair
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller de espionagem
Páginas: 304
Skoob: O Caso Rembrandt

Em Glastonbury, na Inglaterra, um restaurador de arte é assassinado e a obra em que trabalhava – um quadro de Rembrandt nunca exposto – é misteriosamente roubada. O renomado negociante de arte Julian Isherwood sabe que só existe uma pessoa capaz de encontrar o quadro e levar os criminosos à justiça: o espião israelense e restaurador de arte Gabriel Allon. Após sofrer um atentado, tudo o que Gabriel quer é cortar de uma vez por todas os laços com o serviço de inteligência internacional de seu país, também conhecido como “Escritório”. Mas parece que o mundo das operações secretas ainda não está pronto para deixá-lo em paz. Apesar de sua relutância, ele acaba sendo persuadido a assumir o caso. Ao seguir meticulosamente as pistas que o levam a Amsterdã, a Buenos Aires e, por fim, a uma mansão às margens do lago Genebra, Gabriel descobre segredos perturbadores relacionados ao roubo. Neste intricado quebra-cabeça, a pintura de Rembrandt é a peça-chave que o ajudará a desmascarar uma conspiração capaz de pôr em risco a paz mundial.


O Caso Rembrandt é um livro de espionagem, com uma história bem construída, onde você encontra coisas que nem imaginava. Recebi esse livro da Editora Arqueiro e iniciei a leitura o mais rápido que pude. Mas, infelizmente, a leitura não foi tão rápida assim para mim.

O livro conta a história de um quadro de Rembrandt que foi roubado e o seu portador assassinado. É quando o espião israelense aposentado Gabriel Allon é escalado para descobrir o que aconteceu. E por trás do roubo de um quadro famoso, vemos todo o desenrolar de uma trama muito grande, de toda uma história por trás de um simples quadro (que não tem nada de simples, mas acaba se tornando por conta dos fatos).

O autor Daniel Silva (que apesar do nome, não é brasileiro) desenvolveu uma história bem intricada, com muitos personagens, situações. Quando você imagina que já está grande, aparece mais um personagem, mais uma situação, que mais a frente se encaixa com o enredo. Eu achei que ele foi mestre no que fez, com tantos personagens e histórias, sem se perder. Mas por outro lado, eu me perdi. E acho que esse fator pode realmente ter levado a leitura ladeira abaixo para mim. Porque, por mais que fosse interessante, eu não tinha estímulo para ler. Quando algum personagem reaparecia, já haviam passado tantas outras coisas, que eu nem lembrava mais quem ele era. Me entendam bem, a história é boa. Os fatos que vão surgindo e como vão se desenrolando são muito bons. Mas é muita informação. Muita gente. Você acaba ficando perdido.

O personagem principal, Gabriel Allon, não me atraiu. Em nada. Não tive uma conexão com ele, como tenho com a maioria dos protagonistas. Aliás, eu não o via dessa forma. Ele era apenas mais um personagem do livro para mim. Não tive tato com ele.

Ainda assim, acho esse livro bem válido para leitura. Algo que fez muito valer a pena foram alguns relatos da época do Holocausto, que conseguiram tirar lágrimas dos meus olhos. Entre algumas outras coisas, que valeram sim a pena no livro. Não recomendo a leitura para quem não tem muita paciência ou uma memória tão boa, como eu, mas para quem gosta de uma trama super recheada (super) e inteligente. Fica a dica.

Nota: 

Beijos!

7 comentários:

  1. Oiii..
    Gostei das suas palavras. É realmente "chato" quando não nos identificamos com o personagem, né. Já aconteceu muitas vezes comigo o que acarretava no abandono do livro. Mas ultimamente tenho sido mais resistente, rs!

    Beeijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hummm....sua resenha me encantou, já estive pra pedir esse livro pra resenha e deixei passar, agora o quero. Faz bem o meu estilo, adoro personagens como o protagonista que vc citou, adoro livros com muitas reviravoltas e personagens variados e intrigantes. Amei, já quero\o/
    Beijão
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-orfanato-da-srta-peregrine.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelle!
    Que pena que não rolou química...
    Mesmo assim, parece ser interessante. :)
    Pelo nome do autor, eu também jurava que fosse brasileiro!! Hehehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelle! Eu gostei muto do livro, achei uma trama bem intricada, e mergulhei no enredo. Eu gosto de livros deste estilo, e contar com o Holocausto como pano de fundo foi um plus. Só achei que o vilão não foi punido como deveria.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, como vai? *-*
    estou louca pra ler esse livro, me parece ser muito bom, pena que não foi tão rápido assim pra você :/
    Vou esperar a vez dele chegar HAHAH

    Marinah | http://marinahgattuso.blogspot.com.br ♥
    Não deixe de conferir a promoção do livro: MANUAL DA NOIVA!

    ResponderExcluir
  6. Olá Celle!
    Te entendo Celle, muitos nomes, eu também me perco e eu odeio me perder, ainda mas sendo de investigação.
    Me desanimou um pouco, mas talvez eu ainda de uma chance!
    Sua resenha está ótima, bem sincera!

    Beijão,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, que pena que o livro não "funcionou" com você. Eu cheguei a achar que o autor era brasileiro por causa do nome, aí dei uma pesquisada um tempo atrás e descobri que não :P

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!