Resenha: Por isso a gente acabou - Daniel Handler


  • Título original: Why we broke up
  • Editora: Companhia das Letras
  • ISBN: 9788535920239
  • Gênero: Romance
  • Páginas: 376
  • Compare preços: aqui.
  • Skoob: Por isso a gente acabou

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.

Resenha: 


"You either have the feeling or you don't."


Posso dizer que a escrita de Daniel Handler é um pouco diferenciada das dos demais autores do gênero.
Temos como 'base-apoio' os desenhos feitos por Maira, que ilustram perfeitamente cada elemento que foi acrescentado na história do relacionamento entre Ed e Min. Cada elemento tem um marco importante, relacionado a algum dia ou alguma 'aventura' do casal.
Os desenhos, por mais infantis que possam parecer, representam muito no livro; Não tive conhecimento disso até certo ponto em que, não era possível imaginar o objeto que ela descreveu somente no pensamento. É como um guia, e um 'porta-voz' da protagonista para o leitor.
Enfim, ao livro...
Achei incrível como Daniel consegue escrever perfeitamente sobre como uma menina se sente após o término de um relacionamento, coisa que, devo acrescentar, é muito difícil para um autor do sexo oposto já que é um sentimento único, e diferenciado em relação as mulheres. E tenho certeza que toda menina que leu, conseguiu se identificar em algum momento.
Conforme a leitura flui, fica meio difícil sequer imaginar um motivo para a separação de Ed e Min. Quando ela nos conta sobre seus momentos com Ed, parece tudo muito lindo e sem defeitos. Ed, apesar de sua fama, parece uma pessoa diferente e única. Não sei se é aquela impressão que todo garoto gosta de passar para a menina logo nos primeiros encontros, ou se esse é o verdadeiro 'eu' dele. Enfim, saber eu sei, mas você, leitor, não sabe hehehe.
Somos apresentados também, ao melhor amigo de Min, o famoso Al. Algumas atitudes dele, irritam um pouco. Ele é uma pessoa que 'não tem opinião formada' sobre nada que é questionado no livro; Muitas vezes vemos que Min precisa dele, mas por ele não ter essa opinião formada,  fica vago.
Mas, sempre no meio de toda trama, existe uma chamada 'surpresa' que, é de praxe, um baque para o leitor. Não que essa surpresa relacionada ao livro tenha sido muito frisada nem nada, só um acréscimo de entendimento de algumas atitudes de alguns personagens.
Tem todo aquele suspense de 'como tudo acabará' ou 'porque acabará?'. É o tema principal do livro. Sabemos logo de cara, que tudo aquilo, seja maravilhoso ou não, que vamos ler, chega ao final. Sabemos só pelo título do livro o real acontecimento de toda história montada pelo relacionamento entre Ed e Min.
Ok ok, com licença para retirar o que eu disse do Ed? Talvez ele não seja assim tão perfeito. Talvez, aquele garoto 'cool' do colégio, tenha lá seus milhões de defeitos. E talvez, mas só talvez, as menininhas apaixonadas consigam enxergar isso muito tarde. Ou nunca.
Sinto informar, Min, mas você enxergou tarde. E da pior forma.
Mas não vem ao caso...
A história vem crescendo de forma magnífica. O começo parece meio vago, mas quando entramos nos trilhos, tudo se encaixa perfeitamente. Personagens, diálogos, tudo vai virando uma 'rotina' na nossa mente, e conseguimos nos adaptar perfeitamente. 
Apesar de não concordar com algumas atitudes de alguns personagens, tá aí. Conseguiu me encantar. Um livro que é cheio de opinião pra dar... Tanto positiva quanto negativa. Mas que, mesmo assim, conseguiu me fazer perceber um pontinho de 'brilho interno' e conseguiu me ganhar.

Nota: 


Beijos,

Jéssica Lopes

7 comentários:

  1. Primeira resenha que vejo desse livro ^^
    Acredito que não seja um livro que estou com muita paciência para ler no momento, mas pela sua resenha, ele parece bem interessante. Fiquei curiosa pela escrita do autor.
    Sempre é interessante livros que vamos descobrindo do que se trata aos poucos, esse clima de mistério nos deixa ávidos por mais :P
    Parabéns pela resenha!

    Bj Jess!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. Eu AMEI AMEI AMEI esse livro, eu fiquei com tanta raiva do Ed, que chegou a me faltar ar.
    Eu achei a escrita do Daniel genial, em algumas partes ficava até confusa, devido a profusão de sentimentos que a Min sentia.
    Eu adorei o Al, não me irrito, o lance de não tenho opinião formada, na verdade costume me esquivar de algumas coisas assim.
    Em algumas resenhas vi pessoas dizendo que o Ed e a Min, não tinham nenhum motivo para ficar juntos, por serem muito diferentes, mas eu acho que foi por isso mesmo que eles ficaram juntos, eles eram tão diferentes um em relação ao outro, que acabou surgindo um interesse e uma paixão avassaladoramente adolescente.

    Eu amei o livro, quero mais do autor, eu leio Desventuras em série, mais é uma aventura infato-juvenil, quero mais livros como Por isso a gente acabou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. vi muitas resenhas negativas deste livro, como nao quero mais um romance na minha prateleira, resolvi deixar de lado. Mas voce falou que o livro é muito bom, já vi que ele é polemico....

    beijos


    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ouço falarem muito bem deste livro! Amei a resenha e estou louca pra ler ^^ A história parece muito cativante :)
    Beijos! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Além de sua ótima resenha, lendo acima os outros comentários senti imensa vontade de ler o livro.
    Vc descreveu bem um livro ao mesmo tempo denso, mas cálido, pois se trata se sentimentos jovens, adoro isso.
    Parabéns pela dica e obrigada.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu acho que fui uma das poucas que não gostou desse livro. :/ Eu achei os personagens tão chatos!
    Mas gosto é gosto!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Pela reseha o livro parece ser muito bom, mas não parece ser o tipo que eu costumo ler apesar de ser romance. Bastante polemico.


    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!