Resenha: Sangue Quente - Isaac Marion + Bookshelf


Oi Gente! Hoje, temos a resenha do livro Sangue Quente

Ahh, vocês devem ter reparado, mudamos novamento o nosso layout. Sim, já mudamos umas 500 vezes, mas me perdoem, eu estava tentando encontar algo que me agradasse por "inteiro"... rs Espero que vocês tenham gostado desse. ; )

Mas agora, vamos ao que interessa! Segue a resenha! rs
  • Título original: Warm Bodies 
  • Editora: Leya
  • ISBN:  9788580440331
  • Páginas: 252
  • Compare preços: aqui.
  • Skoob: Sangue Quente

R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro.


 Resenha:

Zumbis. Quando eu achei que todos os tipos de seres já haviam sido explorados na literatura, Isaac Marion nos apresenta os Zumbis. E ele foi bem ousado com isso, eu penso.
Eu não sabia muito bem o que esperar dessa estória, mas achava que seria mais uma estória como as outras, onde duas pessoas (ou seres, rs) vivem um amor proibido e blá, blá, blá, como vemos em várias estórias por aí, e realmente é isso que acontece! Mas em Sangue Quente, o mundo que nós conhecemos já não é mais o mesmo, tudo foi tomado pelo caos, as pessoas não morrem mais como deveriam.
O livro é narrado em primeira pessoa por "R", o nosso "mocinho" da vez, que está morto e não se lembra do seu nome. No inicio, ele nos apresenta o seu mundo, como e onde os Zumbis vivem, como se alimentam, como funciona sua pequena "sociedade", porque eles a possuem. Existem casamentos, "filhos", anciões.

Ao conhecer Julie, tudo muda. Até que ponto um amor pode mudar um ser? Transformar a sua natureza? Um mundo?

Eu imaginava que seria apenas um livro sobrenatural, do qual tanto gostamos, uma estória de amor leve, mas o livro nos faz pensar no amor acima de tantas outras coisas, nos faz refletir. É um livro que deve ser apreciado. R nos mostra como é estar morto, não ter o que fazer, não ter as sensações e sentimentos de antes. Acho que se ele pudesse ter passado por essa experiência e voltar a ser "vivo", sua vida seria diferente, ele veria tudo de outra forma. Ele passa um pouco disso no inicio do livro.
Ao conhecer Julie, é como se ele pudesse viver tudo isso de novo. É como se tivesse a chance de "sentir" o que não imaginava ser mais possível. Vemos tudo isso passar diante de nossos olhos, como se fosse um milagre.

"Antes, quando eu estava vivo, nunca poderia fazer isso. Ficar parado assistindo o mundo ao passar por mim, praticamente não pensando em nada. Lembro-me do esforço. Lembro de objetivos e prazos. Metas e ambições. Lembro-me de ser cheio de propósitos, estando o tempo todo em todos os lugares. Agora, estou apenas parado aqui na esteira, me deixando levar. Chego no fim, dou a volta e volto pelo outro lado. O mundo está sendo destilado. Estar morto é fácil." p. 19

Os diálogos são poucos, vagos, os zumbis tem a sua boca em estado de decomposição, como todo o seu corpo, e isso não os permite falar claramente. Dessa forma, ficamos muito tempo na abeça de R, e você poderia pensar que isso é ruim, como eu pensei no inicio, quando folheei o livro antes de ler, mas não é. Ficar na cabeça de R não é ruim, mas a falta de diálogos encomoda um pouco. Outra coisa que também me encomodou, foi o fato do autor explicar que R não se lembra de nada da sua vida anterior, mas em algumas partes, como no quote acima, ele fala que se lembra de certos sentimentos, de algumas "pressões".

As palavras de Stephenie Meyer, autora da série Crepúsculo dizem: "Nunca pensei que poderia gostar tão apaixonadamente de um zumbi.", mas sinceramente eu pensei que é estranho isso, não me senti atraída pelo personagem a esse ponto, apesar de muitas vezes gostar muito das atitudes de R, dele se mostrar tão apaixonado, das atitudes que todo homem deveria ter com uma mulher.

Ainda esses dias, conversando com amigas minhas, eu dizia pensar que as vezes, o final de um livro, salva toda a obra. E foi o que aconteceu com esse! Não que o livro fosse ruim, mas o fim, bonito, forte, um fim que eu não imaginaria possível, foi como um bote salva vidas a algumas partes fracas na trama. Foi apaixonante!
Não classificaria esse livro com o tipo de estória que eu gosto, mas passar por ele, por algo diferente, foi muito interessante. Passar um tempo com R em sua vida, suas decisões, as consequencias, foi muito bom!

Nota:    Merecia um 3,5, eu dou 4 estrelas a livros que considero ótimos e cinco a espetaculares, então não pensem mal deste, que foi bom! ; )

A Summit comprou os direitos autorais do livro, e o filme homônimo está com data de lançamento prevista para agosto de 2012.


É isso gente. Espero que vocês tenham gostado do post!! rs

Beijos,

14 comentários:

  1. Eu gostei de Sangue Quente, e apesar de achar lindo essa coisa de que o amor pode mudar tudo, isso não me deixou nem um pouco convencida com aquele final, eu fiquei um pouco frustrada, por que apesar de o livro ter umas reflexões bacanas sobre o comportamento dos seres humanos, no final eu achei que ficou sem explicação.
    Eu tenho um ódio mortal quando compro um livro e dou de cara com alguma frase da Stephenie Meyer, a minha vontade é recortar a parte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Marcelle!

    Esse livro não me atrai nem um pouco... :/

    Eu também adoro ver fotos das estantes da pessoas!
    Adorei suas prateleiras. :)
    Isso de não ter mais espaço é fogo.
    A minha estante também lotou. :( Então estou empilhando tudo o que chega em cima da minha cômoda.
    Está um horror isso aqui!!

    Beijooo!

    Obs: a lay ficou lindooo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu sou viciado em Harlan Coben e o Myron Bolitar :D. Tenho dragoes de eter tb e Jogos Vorazes, na verdade tenho bastante dai. :D Adorei suas prateleiras. Legal mesmo, beijo

    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro! Olha, fiquei aliviada quando você disse que o final o salvou, já estava ficando preocupada. :O
    E adorei as suas prateleiras... aqui em casa também tá tudo assim. :( Preciso de mais espaço também!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oie Marcelle
    dificil falar desse livro porque eu amo de paixão, é um dos meus favoritos, e quando li fiz uma reflexão profunda, e fui além do "amor zumbi humano"
    enfim, pena que vc não curtiu tanto.
    Sua prateleira tá bem cheinha hein. Eu tmb guardava meus livros em prateleiras, até meu esposo me dar uma estante, que já está lotada e tô precisando de uma nova.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu gostei da estante!!!
    Sabia que a maioria do livros que voce tem eu quero ler? rsrsrs...

    Beijokas
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelle!
    Eu fiquei super curiosa pra ler esse livro!
    E a sua estante é super fofa!!

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li este livro, e vontade não falta. Quando eu soube do filme me interessei pela leitura, mas nada tão desesperador. Com sua resenha foi mais fácil imaginar o que esperar desta leitura, e eu quero sim ler esta obra. Só não sei quando.
    Adorei suas prateleira! Antes eu colocava meus livros na mesinha do computador, mas agora que mudei de casa meu quarto é pequeno e estou colocando os livros em uma parte com porta da minha comoda. Quero comprar uma estante tbm!! Vi que vc tbm tem alguns itens da Saga Crepúsculo. A lata com os diários são muito lindas, não tive coragem de escrever nas minhas não ... kkk

    Parabéns pela resenha e pelo blog que está maravilhoso!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ADorei a resenha! Parece ser um livro mega maravilhoso! E suas pratilheiras são uma fofura!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já sabia da existência de uma adaptação cinematográfica do livro, mas só até pouco tempo atrás que descobri que era baseada numa obra literária, e ainda recomendada pela Stephenie Meyer!
    Bom, se é recomendada por ela, deve ser bom mesmo, né? Rsrs...
    Pena que você não gostou tanto assim!
    Mas parece que vou amar, principalmente porque é meu estilo de livro!
    Beijos...
    Vinícius - Livros e Rabiscos
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  11. Flor, fico muito feliz que tenha curtido a promo lá do blog! Desejo muitaaa sorte!^^ \o/
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ma!
    No momento não quero ler algo sobre zumbis hehehe estou fugindo de leitura desse tipo.
    Você é igual eu, adoro vê as estantes alheias hehehe amei a sua, lindona ^^ Preciso fazer isso lá em casa.
    Ficou ótimo o novo lay!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Vou dizer o de sempre sobre esse livro: Ele foi feito para ser lido nas entrelinhas. A história em sí é boa, bonita, mas o que está nas entrelinhas é o verdadeiro "tcham" do negócio. O significado de estar vivo. Enfim, eu gosto muito desse livro pelo que ele tem "por trás".

    E nossa, eu não poderia ter prateleiras assim ou elas cairiam todas na minha cabeça! Se minha estante já está em estado crítico de super lotação, imagine se eu tivesse prateleiras! mas muito legais as suas ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  14. marcelleeeeeee
    olha eu aqui :D
    amei, fiquei curiosa. gosto de zumbis, não sei porque ;x
    Mas não sou muito fã de romance (não que eu não goste, é que não basta ser romance adolescente como muitos por ai, tem que me cativar.) principalmente quando se trata de zumbi com humano, Todos os instintos gritam RUUUUUUUUUN!!!! kkkkkkk
    enfim, como é uma outra abordagem aos tão temidos zumbis, estou doida pra conferir como ficou essa "mistura".

    Quanto a estante, ameiiii
    tem muitos livros ai que estou doida pra conferir :D
    também não tenho uma estante e sim prateleiras.

    beijinhos, amei!

    ps: acho que volto com o blog semana que vem, estou me organizando primeiro. E reunindo algumas idéias legais para aplicar lá.

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!