Resenha: O segredo de Jasper Jones - Craig Silvey.


  • Título original:  Jasper Jones
  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580571707
  • Gênero: Romance/Drama
  • Páginas: 288
  • Compare preços: aqui
  •  Skoob: O Segredo de Jasper Jones


Numa noite, durante o intenso verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado pela visita de Jasper Jones, o pária da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. Neste romance de crescimento, o menino franzino de 13 anos, leitor voraz, reflete sobre os acontecimentos por meio de referências a clássicos do gênero.


Resenha:

"Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, não a ausência de medo."

Craig Silvey conseguiu me impressionar logo no início do livro com a forma que utilizou para contar sua história. Temos um começo forte, um começo que é o fator principal da história inteira. Craig não se preocupa em criar expectativas ao leitor, nem nada do gênero. É direto. Vai direto ao ponto.
E o que me fez ter uma admiração enorme por ele foi isso. Ele não sente necessidade de fisgar o leitor, e tentar ganhá-lo ou convencê-lo que sua história é uma boa história, pelos detalhes ou sei lá o que. Joga todas as cartas de uma vez na mesa, fazendo com que o leitor ou goste muito, ou não goste nada. Não tem meio termo para isto.
Enfim, achei a história muito bem criada. Não se passa 'atualmente' nem é 'futurística' nem nada (nada relacionado com o que estamos acostumados a ver hoje em dia, hehe). São tempos diferentes, tempos em que pessoas possuem atitudes diferentes. Que enxergam as coisas diferentes. 
Conhecemos o famoso Charlie (ou Chuck) e sua terrível experiência em passar uma noite ao lado de Jasper Jones e descobrir sobre ele coisas não muito agradáveis. Todos escondem segredos, isto é fato. Mas Jasper Jones, consegue ser o rei do 'discretismo' (essa palavra existe?). Uma pessoa que só traz problemas para a cidade, que só é vista como marginal, não pode ser boa companhia para ninguém, né verdade?
Porém não é assim que Charlie vê as coisas. Quando vê Jasper Jones em sua janela, chamando-o para 'uma aventura' no meio da noite, se sente extasiado. Super empolgado, sai para a noite, sem saber o que espera... Que segredo é esse afinal, Jasper Jones?
Um segredo que nem Jasper Jones conseguirá desvendar sozinho é o que iremos descobrir no decorrer do livro. Mas não pense que é tudo muito óbvio nem nada... Muita coisa acontece no meio disso tudo.
Não só pessoas marcam, como também acontecimentos. 
Encontrei em Charlie uma inteligência jamais vista em um menino de apenas 13 anos. Que visão! Não sei se conseguiria encontrar palavras de fácil acesso para descrever Charlie. Acredito que para quem vive no mundo da literatura, ele é um garoto muito realista. Mas até que ponto precisamos, necessariamente, sermos realistas ao extremo?
E Jeffrey? Com certeza absoluta um dos personagens mais 'engraçadinhos' que eu tive o prazer de conhecer. Com suas teorias de conspiração, e sua humildade, me arrancou boas risadas no decorrer do livro.
Enfim... é uma leitura deliciosa. Confesso que Craig me desapontou só um pouquinho com o real segredo de Jasper. Quando comecei a ler, imaginei que seria uma coisa de forte impacto para a população e etc. No final, me senti um pouco perdida em relação a Jasper. Não pude ter aquela certeza de o conhecer, e 'conviver' com ele durante o livro. Mas as outras coisas todas compensaram, com certeza. 
Craig tem um talento enorme, e precisamos de mais livros como esse!

Nota: 

Beijos, 

Jéssica Lopes

11 comentários:

  1. Assim que lançaram esse livro eu não dava nadinha por ele, mas depois de algumas resenhas bem positivas virou um desejado. Fiquei com um pouquinho de medo por você dizer que o segredo não é algo tão impactante, ficar esperando algo grande o livro inteiro e depois não ser bem assim é frustrante. Mas ainda assim quero das uma chance.

    Ah! Ficou lindo o layout, adorei!
    Beijitos

    ResponderExcluir
  2. Curti, fiquei com vontade de ler, está na minha lista de próximas compras.

    #ilovejess

    Alef - www.floreios.net

    ResponderExcluir
  3. Ei Jéssica!
    Eu devo ter visto este livro em algum lugar do Skoob, porque ele me é remotamente familiar... O livro pode não ter sido perfeito para você, mas ele claramente atenderá às minhas exigências literárias!
    Beijo!
    Vinícius - Livros e Rabiscos
    (www.livroserabiscos.com)

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica!
    Esse livro parece ser interessante. Eu não gosto da capa, mas a história me interessa de alguma forma.
    Adorei seu ponto de vista.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. oi que blog legal gosto muito de Jasper Jones também tenho um blog sobre filmes e séries siga ele por favor diogo-seriesefilmes.blogspot.com.br
    já estou te seguindo obrigada

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro nem quem escreveu, mas pelo que li na resenha achei a história bem interessante. É difícil um leitor nos impressionar logo no início do livro.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro que eu te dei.. hahahahahaha que bom que gostou! *-*

    ResponderExcluir
  8. Nunca dei muita atenção para esse livro, confesso. Mas sua resenha me deixou curiosa, o mistério que envolve a trama parece ser bem interessante, sem dúvida quando tiver oportunidade irei lê-lo. Enfim, adorei a resenha e a sua sinceridade.

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Acredita que ainda nem tinha ouvido falar sobre esse livro? Fiquei muito curiosa, a história parece ser muito interessante e original. Espero ter oportunidade de lê-lo. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não gostei muito da capa, mas como quem vê cara não vê coração...kkkkkkk EU curti muito sua resenha e me interessei pelo livro por ela. Se visse por ai, não iria nem ligar. Parece ser um livro bom.Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola
    este é um dos livros que está nos meus desejados desde do dia que vi, mas nunca comprei. Vai entender! =S
    Mas gostei muito da sua resenha, bem clara e deixando aquela vontade de ler logo o livro. haha

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!