Resenha: @mor - Daniel Glattauer


  • Título original: Gut gegen nordwind 
  • Editora: Suma de letras 
  • ISBN: 978858105069 
  • Gênero: Romance; 
  • Páginas: 184 
  • Compare preços: aqui.

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Resenha:

Não Emmi, você não é uma qualquer. Se alguém não é uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma para mim. Para mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monologo interior, um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas “vilezas”. 


Muitas vezes nos perguntamos se aparência é tudo, principalmente no amor. Eu, muitas vezes duvidava. Sempre achei que a aparência contava um pouco (na verdade, quem não acha?). Mas depois dessa leitura (que devo dizer, foi maravilhosa) mudei completamente a minha ideia sobre o amor, e suas consequências. 
Como que em um passe de mágica, Emmi envia uma mensagem para um cancelamento da revista que assinava para a sua mãe, recebendo, depois de muitas tentativas, a seguinte resposta: 

A senhora se enganou. Este é um e-mail particular. Meu endereço eletrônico é woerter@leike.com. A senhora certamente queria escrever para woerter@like.com. A senhora já é a terceira pessoa que me pede o cancelamento. A revista realmente deve ter ficado muito ruim. 

E é a partir daí que Emmi e Leo vêem suas vidas mudadas. 
Tudo acaba acontecendo muito rápido. Da mesma forma como é a própria tecnologia. Duas pessoas (que nesse caso não estão tão tão distantes assim) acabam se conhecendo por mero desentendimento. Duas pessoas que já tinham suas vidas praticamente feitas, arrumadas, se encontram em uma situação que pode-se dizer absurda. 
E é nesse tempo de conversas e desabafos que, Emmi, mesmo casada (e muito bem casada) encontra somente em Leo a paz que gostaria de poder encontrar dentro de casa. Porém, com Leo é um pouco diferente... tendo acabado de sair de um relacionamento de longa data, se sente vulnerável e acaba se deixando levar pelas palavras de consolação de Emmi. Quem diria, afinal? Duas pessoas que nem sabiam da existência uma da outra, se pegam apaixonados. Mesmo não querendo assumir, a maior parte das vezes. 
Enfim, no meio disso tudo, tem todo aquele conflito. De pensamentos e arrependimentos (?) e principalmente consciência (em relação a Emmi e o seu casamento). Por isso, depois de um tempo, resolvem dar um tempo de si-próprios. 
Mas nem esse tempo ameniza qualquer sentimento que já estava sendo modificado dentro de cada um. 
Enfim, é um livro leve, gostoso, muitas vezes divertido (principalmente nas partes em que Emmi e Leo encontram-se em estado de embriaguez). A leitura flui rápido, justamente por o livro todo ser feito em forma de troca de e-mails. 
Achei super diferente, e devo admitir que adorei! Fantástica a forma que o autor escolheu para preencher esse nosso mundo da literatura. Afinal, com toda essa tecnologia vista hoje em dia, como não fazer dela uma parte enorme e importante da nossa vida? Até mesmo tão importante quanto o amor? 

Em relação ao final, devo admitir que senti vontade de dar umas BOAS PORRADAS no Daniel, porque terminar desse jeito e deixar qualquer leitor apaixonado da forma como fiquei é sacanagem! Porém, esperamos receber muitas satisfações, né verdade? Hahahah!

Nota: 

15 comentários:

  1. Oi!
    Adorei a resenha. Quero muito ler "@mor".
    Acredito que adorarei a leitura.
    Você só me deixou mais curioso para lê-lo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Uau, eu não estava querendo esse livro ATÉ AGORA, porque eu tinha o visto em vários lugares e algumas resenhas e tal, mas nenhuma tinha me feito pensar: TENHO DE COMPRAR. entende?

    Obrigada por isso. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica!
    Eu também adorei o livro, e quis dar uma voadora no Daniel Glattauer! Sacanagem esse final!!
    Ainda bem que a Suma pretende lançar o segundo e último volume em breve \o/
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. oi,
    otima resenha
    eu tbm estou lendo e estou amando!!
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Tem muitas pessoas falando desse livro, agora que li sua resenha pude saber melhor do que se trata. A capa ficou até legal, mas foi o enredo que me deixou curioso... A narrativa parece ser muito legal, gostei muito da sua resenha :)

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiiii, esses dias fui na livraria e fiquei louca pra comprar!!! Me parece muito bom, ainda mais com essa resenha ^^
    Beijos! Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é realmente maravilhoso.
    Os e-mails são inteligentes, e não tem como parar de ler antes do fim,e por falar em final, aquilo é uma maldade com o leitor rs
    mal posso esperar para o próximo livro
    Ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Não gosto da ideia de ler um livro escrito praticamente só de Email, tira um pouco dos pensamentos que os protagonista poderiam dividir com a gente.
    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É a terceira resenha que leio desse livro e continuo morrendo de curiosidade para ler logo. rs

    Obrigada pelo comentário lá no Sook. E desculpe a demora para responder.
    Já estou seguindo aqui. Segue o Sook também amore! ^^
    Aaaah tem PROMOÇÃO nova lá no blog!!! Confira.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava querendo ler esse livro mesmo. Todo mundo só fala dele!
    Adorei a resenha flor ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo está falando super bem do livro, e já estou mega curiosa aqui. Também sempre achei que a beleza tinha sim um papel para o envolvimento das pessoas, mesmo que pequeno. Estou louca pra conferir o livro.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, depois dessa resenha eu quero mais ainda ler esse livro :O Acho que vou compra-lo LOGO! hUSAHUHS

    Beijos, sucesso meninas.
    http://keziahraiol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, me deixou mega curiosa haha, estou louca para ler este livro agora, ele parece ser muito bom!
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Ai esse livro parece ser tão fofinho *.*
    Eu não vi ele pessoalmente, mas por algumas fotos no facebook eu vi o quanto ele é lindo fisicamente. Pela resenha parece que a história também é linda. Histórias assim sempre me emocionam... Quero muito ler!
    E em relação a beleza acho que entendo a expressão que o amor é cego kkkkkkk, espero também gostar desta parte do livro.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    Tem muitas promoções, Julieta imortal, apaixonados entre outras...
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Faz algum tempo que acompanho opiniões sobre o livro e acabei ficando curiosa a ponto de ler uma resenha. Confesso que achei a capa sem graça pra caramba, mas depois dessa tua resenha, que diga-se de passagem está incrível, eu vou ter que me dobrar ao livro com capa sem graça mas que deve ser fofo demais *-*

    Beijoos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!