Resenha: A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger.


  • Título original: The time traveler's wife
  • Editora: Suma de letras
  • ISBN: 9788560280407
  • Gênero: Romance/Drama
  • Nota: 5/5

Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.

Resenha:

‘As coisas parecem simples até pensarmos nelas. Por que a ausência intensifica o amor?’ 

Foi com essa frase marcante que me deparei logo na primeira página de ‘A mulher do viajante no tempo’. Acredito que essa simples frase, pode explicar o livro inteiro. Tem um enorme significado para mim, e para qualquer um que ler, com certeza.
‘A mulher do viajante no tempo’ é um livro forte e marcante. É um livro que vai te fazer sentir coisas inexplicáveis. A forma como é escrito é linda. A forma como é usado o amor, é linda. Maravilhosa.
A autora usa uma forma de ótima compreensão, utilizando a historia do ponto de vista de Clare e Henry, mudando sucessivamente. Conhecemos Clare desde sua infância, porém só vemos flashes da vida de Henry pequeno. Para quem não sabe, ou não conhece, Henry é um viajante no tempo. Ele não usa disso uma forma de mudar passado ou futuro, porque não é possível. Ele não faz isso porque quer, ou porque gosta. Se pudesse escolher, optaria por não ter esse ‘super poder’. Cada vez que chega a um lugar, não sabe onde está. Não sabe o ano, ou o dia que está. Chega sem nada, sem roupas, e se vai sem nada, deixando tudo que estava com ele. Mas é justamente graças a esse ‘super poder’ que sua vida se cruza com a vida de Clare (ex-presente-futura mulher de sua vida).


‘Quando estou em outro tempo, me sinto pelo avesso, transformado numa versão desesperada de mim. Viro um ladrão, um andarilho, um bicho que corre e se esconde. Assusto velhas e assombro crianças. Sou um truque, uma ilusão da mais alta ordem. É incrível eu ser mesmo real.’ 


Apesar de todas as dificuldades, Clare não desiste jamais de Henry. O que é muito lindo de se ler. É um amor lindo, um amor puro e verdadeiro. Daqueles que não se curam por nada. Não se apagam, nem se acabam. Mesmo com a distância, ou os acontecimentos. Clare conhecia Henry e Henry conhecia Clare de uma forma inexplicável.


‘ E Clare, sempre Clare. Clare de manhã, sonolenta e de cara amassada. Clare com os braços mergulhados na tina de fazer papel, puxando o molde e sacudindo-o assim e assim, para misturar as fibras. Clare lendo, com o cabelo solto sobre o encosto da cadeira, passando hidratante nas mãos vermelhas e rachadas antes de dormir. A voz baixa de Clare está em meu ouvido com frequência. Odeio estar onde ela não está, quando não está. No entanto, vivo partindo, e ela não pode vir atrás.’ 

E para finalizar:

‘Clare, quero dizer, de novo, que te amo. Nosso amor foi o fio no labirinto, a rede em baixo de quem caminha na corda bamba, a única coisa verdadeira e confiável nessa minha vida estranha. Esta noite, sinto que meu amor por você tem mais densidade neste mundo do que eu mesmo tenho; como se pudesse permanecer depois de minha morte e te rodear, te proteger, te segurar.’ 

Apesar de ser um pouco confuso, principalmente as partes das viagens de Henry pelo passado-futuro, é um livro extremamente essencial de ser lido. Um livro com uma historia de vida, uma historia de amor. Um livro que vai te fazer ficar pensando um bom tempo depois de ter terminado-o. Um livro nota 1000.

Para quem não sabe, baseado no livro, foi feito um filme, em 2009, com os papéis principais de Clare (Rachel McAdams) e Henry (Eric Bana). Vale a pena dar uma olhadinha:



Gostou do livro? Compare os preços aqui.

13 comentários:

  1. Eu vi o filme, mas dizem que não tem nada a ver com o livro, então fiquei com muita vontade de ler também.
    O filme é muito bonito, apesar de um pouco triste também, por isso eu fico adiando o livro o máximo que posso. (vou chorar litros)

    adorei a resenha *-*
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu N-E-C-E-S-S-I-T-O ler esse livro!!!
    Há tempos que eu tento e não consigo! Vou tentar comprá-lo esse fim de semana!
    Amei a resenha!!! E eu quero assistir o filme também!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Jéssica! Já li A Mulher do Viajante do Tempo e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie ,

    Nunca tinha visto esse livro , mas parece ser maravilhoso né?
    A capa é super fofa!
    Não vou assistir o filme enquanto não ler o livro!

    Ia me esquecer , selinho e meme lá no blog para vocês. Se não quiser fazer tudo bem!
    Beijos , Jessii
    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ja assisti o filme, que por sinal é ótimo, mas não sabia que tinha um livro. Adorei sua resenha. Estou doida para ler o livro para comparar com o filme.
    Beijos,
    Luana Karla.
    sector-12.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o filme e tinha gostado muito,mas pequei o livro e emprestado.A Historia linda emocionate encantadora romantica,que me fez chorar e olha que sou difícil de chorar lendo um livro,mas este foi um dos livros mas especiais que já li até agora na minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro: dá esse seu livro pra mim?
    rsrs...sério, sou maluca por essa história, e não encontro ele pra vender por um bom preço, então me presenteie *.*
    Outra, sua resenha está linda e muito bem escrita, adorei, surtei assistindo ao filme, chorei baldes de lágrimas e acho que vou amar esse livro mil vezes mais.
    Parabéns amore, pela resenha e pela escolha do livro resenhando.

    Beijinhos, e sim, ainda quero o livro RSRSR.\o

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/03/resenha-letra-escarlate.html

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada...
    Que resenha mais linda! *.*
    Fiquei maluca pra ler agora! Adoro histórias de amor assim, viu?!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  9. Hey (:
    Eu já vi umas partezinhas do filme, mas nunca cheguei a vê-lo inteiro. Ainda não li o livro também, mas parece ser bem interessante. Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Linda resenha...super fofa a história...amei!!! beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não li esse livro ainda, mas o filme me emocionou eu achei a coisa mais linda do mundo, se eu me lembro bem acho que até chorei, coisa rara de acontecer.
    Mesmo sem conhecer nada do livro, esse nome já chama uma atenção danada.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. não sabia que havia um filme desse livro! Assisti o trailer e gostei, ainda não li a bira, mas ela sempre me chama a atenção, preciso providenciar um exemplar *-*
    Beijooos

    CC
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou completamente apaixonada pelo filme. Achei a escolha dos atores perfeita, o enredo, a coragem com a qual ela mantem a relação,apesar de muitas frustrações. Amei!!

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!