Resenha: Desculpa se te chamo de amor - Federico Moccia.


  • Título original: Scusa ma ti chiamo amore
  • Editora: Planeta
  • ISBN: 9788576654360
  • Páginas: 416
  • Gênero: Romance
  • Nota: 4/5


Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37 anos. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.


Resenha:
'Desculpa se te chamo de amor' começa com um acontecimento marcante para um dos personagens principais: a perda. Mostra como encarar a perda, mas principalmente, como aceitar. É difícil aceitar. Não só para Alex, mas para todos, no geral.
Enfim, o livro dá vários conceitos ao amor. Cada um vê o amor de uma forma, a percepção do amor é abordada desde o simples fato de estar com a pessoa amada, até mesmo ao extremo do amor. Estão todos em busca do amor. Todos querendo provar um pouco, do que é esse amor.
O que achei interessante no livro é que ele conta a história dos personagens separadamente. Pelo menos até o momento em que eles se cruzam, você conhece um pouco de cada personagem. Confesso que alguns para mim foram desnecessários. Alguns não levam fim, deixando um pouco a desejar. Mas a forma como o autor usou a ideia de fazer o leitor conhecer um pouco sobre cada um separadamente, me agradou.
Então, o clímax principal do livro: diferença de idade no amor.
Alex, um cara de 'quase 37' se apaixonar por uma garota de 17 anos, não é normal. Mas acontece. E Federico conseguiu nos mostrar como sim, é possível, e sim, pode acontecer. E sim, pode ser lindo, como tantas outras histórias de amor contadas. Niki, apesar de ensinar muitas coisas a Alessandro, confesso, achei um pouco bobinha. Com isso fazendo Alessando ser bobinho ao extremo, quando está com ela. É uma forma linda de amor. Um amor diferente, incomum.
"Niki e o seu sorriso. Niki e sua alegria.  A sua felicidade. A sua vontade de viver. Niki mulher, menina. Niki. Só Niki. A garota dos jasmins. Niki motor amor."
Enfim, aos personagens... 
Alessando vive em um meio de amigos 'sacanas' pode-se dizer. Não todos. Quando digo isso, excluo totalmente da lista Enrico e Flavio. Na verdade, só adiciono a essa lista, Pietro. Um cara divertidíssimo, que te fará rir toda vez que for mencionado no livro. Um cara que gosta de aproveitar a vida ao extremo. Gosta de curtir, mesmo sabendo o que lhe espera em casa. Enfim, vale a pena conhecê-lo.
Andrea, um cara que quase nunca é lembrado por ninguém. Mas que com certeza será lembrado por mim, por sua atitude em relação a Alex.
As 'Ondas' que devo explicar, as meninas que convivem com Niki em seu grupo de amigas, são pessoas com personalidades tão diferentes, e que mesmo com todas as diferenças, são tão próximas, unidas, amigas.

Algumas frases do livro que vale a pena ler:

"Algumas coisas é melhor perder do que encontrar!" (pág. 16)
"Não se preocupe com o futuro. Ou então se preocupe, mas sabendo que isto o ajuda tanto quanto mascar chiclete para resolver uma equação algébrica. Os verdadeiros problemas da vida serão seguramente coisas que nunca passaram pela sua cabeça, aquelas que o pegam de surpresa às quatro horas da tarde de uma quarta-feira preguiçosa. Cada dia que você estiver assustado, faça uma coisa: cante!" (pág. 65)
"Um livro deve mexer nas feridas, aliás, deve alargá-las. Um livro deve ser um perigo." (pág. 204)
"O amor mais bonito é uma conta errada, uma exceção que confirma a regra, aquela coisa para a qual você havia utilizado a palavra nunca." (pág. 235)
"O casamento é como uma flor. Deve ser controlado a cada dia, curado, regado, deve ser acompanhado com amor e alimentado..." (pág. 271)
"Os credores têm uma memória muito melhor do que os devedores." (pág. 279)
"Eu amo o amor. A beleza do amor. A liberdade do amor. Amo a ideia de que nada é devido, que o amor dos outros, o tempo deles, a atenção deles são os presentes a serem merecidos e não exigidos. Mesmo quando somos um casal. Fica-se junto por escolha, e não por dever." (pág. 298)
"O amor deve ser amor e só. Amor por acaso, amor natural, amor vontade de amar." (pág. 302)
"As vezes a curiosidade não mata o gato, mas só a consciência." (pág. 314)
"O homem se adapta a tudo. Supera as dores, encerra casos e recomeça, esquece, acaba até por afogar velhas paixões. Mas às vezes é suficiente uma coisinha de nada para compreender que aquela porta nunca foi fechada com chave." (pág. 369)


Enfim, achei a linguagem do livro um pouco diferenciada dos demais. A forma do diálogo, se é usado " (aspas) e não o famoso - (travessão).
Recomendo o livro para aqueles que gostam de romance, e principalmente daqueles que creem que o amor é possível de toda e qualquer forma. Uma lição de vida!

Nota da blogueira:
Fiquei sabendo a pouco que o livro foi transformado em filme no ano de 2008. O filme não tem o mesmo nome do livro, se chama: Lição de amor (Scusa ma ti chiamo amore). É italiano. Segue trailer do filme.



Gostou do livro? Compare os preços aqui.
Quer assistir ao filme? Baixe-o aqui.
Link não utilizado para fins lucrativos. DIGA NÃO A PIRATARIA!

37 comentários:

  1. Oi Meninas!
    Super fofo ^^
    Vou ter que colocá-lo nas minhas próximas leituras!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro! Parece ser muito bom :3 Adorei a resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. quero muito ler este livro,mas antes preciso ler o primeiro, já até baixei aqui no meu computador e espero ler em breve.
    Amei a resenha e as frases
    bjos

    jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Jacqueline, tudo bem?
    Então, esse é o primeiro livro. Depois desse, vem 'Desculpa quero me casar contigo'. Pode ficar tranquila e começar a leitura por esse mesmo, te garanto!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess!
    Tenho curiosidade de ler o livro, mas tenho que confessar que não é aquela curiosidade enorme :P
    Mas se eu tiver a oportunidade, vou aproveitá-la. Pelo menos a temática é interessante.
    BJ!
    E que teu 2012 seja mágico!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu quero muito ler este livro...
    O título dele é tão lindo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Devorei sua resenha, eu sou romântica demais, adoro livros assim. Casos de amor vivenciados da forma como vc resenhou são o meu fraco. Com certeza quero esse livro, assim que pude compro \o

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua resenha...ficou muito bem escrita e argumentada!!! Parabéns!!!
    Já assisti ao filme e ameiiiiiiiiiiiiiiii!
    Beijinhos e obrigada pela convite para ler a resenha

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de romance..
    E já faz um tempo que estou afim de ler esse.
    A sua resenha está ótima, dando muito mais vontade de ler..
    Beijos ^^

    http://opadezoitoanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Retribuindo comentário do O Leitor.

    AWN, esse livro me parece ser super fofo. Gostei da sua resenha, dá vontade de ler o livro, rs

    http://oleitor2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente estou com vontade de ler esse livro porque já li outro do Federico Moccia e adorei! É Três Metros Acima do Céu, eu até comentei sobre ele no meu blog..
    Ótima resenha, bjo! :*

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Jéssica! Muito em breve pretendo ler Desculpa Se Te Chamo de Amor. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu já assisti ao filme =) É lindinho, ainda não tive a oportunidade de ler o livro (falta tempo rsrs) sua resenha está muito boa *-*
    Ah e obrigado pelo recado no Skoob avisando sobre ela... o blog é lindo e amei a frase abaixo do nome do blog =)é linda!

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!
    sou simplesmente louca para ler esse livro, e agora fiquei com mais vontade ainda.
    acho a capa linda!!!

    Beijo

    Magia Literária!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro deve ser simplesmente lindo. Eu sou super romântica então acho que vou amar!

    beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica eu to de olho nesse livro faz tempo,mas não tive a oportunidade de ler ainda, espero conseguir em breve. Seguindo, e te convido pra conhecer meu blog,se gostar siga também.
    Bjocas.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Estou louca pra ler esse livro!
    Quem sabe esse ano eu consiga. :)
    Parabéns, resenha muito legal!
    Gostei do blog!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  18. "Não se preocupe com o futuro. Ou então se preocupe, mas sabendo que isto o ajuda tanto quanto mascar chiclete para resolver uma equação algébrica. Os verdadeiros problemas da vida serão seguramente coisas que nunca passaram pela sua cabeça, aquelas que o pegam de surpresa às quatro horas da tarde de uma quarta-feira preguiçosa. Cada dia que você estiver assustado, faça uma coisa: cante!"

    Isso foi escrito simplesmente para MIM!

    Eu preciso desesperadamente ler esse livro, ver esse filme. E me apaixonar ainda mais por esta História. Amei a resenha... Muito linda, consegue realmente transmitir algo ao leitor que nos dá uma enorme vontade de ir correndo ler o livro.

    Parabéns eu amei!

    Beijocas *-*

    http://www.maisintimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jéssica! Obrigado pelo seu comentário em meu blog!É uma pena que vc não gosta de ficção-cientifica, mas o que importa é que todos nós estamos valorizando a literatura nacional, independênte dos nossos genêros prediletos!!! Parabéns pela magnifica resenha e um grande abraço!!!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://umaviagemaofuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá (:
    Amei sua resenha *-*
    E é claro que quero muito ler este livro, parece ser absolutamente fofo e lindo *-*-* Me apaixonei! :D

    Ana Carolina .
    Livro & Riso
    http://www.livroeriso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Primeiramente, quero parabenizar-lhes pelo blog! E dizer-lhes que eu adorei!
    Bem, como já tinha mencionado, só vi uma ou duas resenhas sobre o livro, mas tenho de admitir que esse mais me entusiasmou pois tem algumas frases...
    Aaah, eu queria tanto ler esse livro, a Nikki é bem louquinha, deve ser muito bom e divertido ler!! Tenho entre meus desejados, preciso ler logo, rs rs.

    Beijão, meninas!
    Até mais!
    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi,como sou uma apreciadora do Romance já fiquei louca de vontade de ler esse livro.
    O jeito como vc descreve este amor entre os 2 já faz imaginar que esta história é muito boa.
    Adorei a sua resenha,ah obrigado pela visita lá no blog.
    Abração,
    Alexandra

    http://magiasbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Comprei esse livro na Bienal, mas ainda não tive tempo para ler.
    O livro parece ser realmente muito bom, epero ter tempo para lê-lo esse ano.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Legal a resenha, Jeh! Não é exatamente o meu tipo de livro preferido, mas quem sabe, né! hehehe

    ResponderExcluir
  25. Recadinho para a Marcelle: pode ficar tranquila! Espero de coração que vocês consigam parceria com a Draco. *-*

    Eu já vi falar sobre esse livro, mas nunca tinha visto nenhuma resenha. *-* Parece ser muito legal! Espero conseguir ler em breve. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olha sooh, nao sabia que tinha filme! sempre achei mto linda a capa desse livro!
    beeijo!!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Parabéns pela resenha!
    Espero ler o mais breve possível "Desculpa se eu te chamo de amor".
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha :D

    ResponderExcluir
  29. Oi Jess, adorei sua resenha
    vc escreveu muito bem, e as frases, adorei demais... pena que tenho q dar um tempo em compras de livros, tem muitooooooooooo s livros p eu ler hehehe
    beijos e obrigada pela visita no meu blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu tinha visto o filme, nem sabia que era um livro. Só espero que o eu eu vi (que aproposito foi lindíssimo) seja parecido co o livro.

    Bjs XD

    chiadocarioca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Luara!!

    E obrigada a todos pelos comentários, ficamos muito felizes!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  32. Olá meninas!

    Gostei muito da resenha e fiquei com mais vontade de ler este livro. É bem interessante esta ideia de amor "impossível" por causa das idades tão diferentes.
    As capas dos livros do Federico são tão lindas! *-* Sou totalmente apaixonada por elas.
    Eu não fazia nem ideia de que havia um filme baseado neste livro. Fiquei com muita vontade de assistir, mas só depois de ler o livro. >< HAHAH

    Parabéns pela resenha Jéssica!

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Quero mto ler esse livro e adorei a sua resenha!

    Parabéns!!! Nem sabia tb q tinha filme! Uma ótima dica!

    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  34. Amei a resenha, me deixou com mais vontade de ler "Desculpa se te chamo de amor" (o que farei ainda esse ano <3)!
    Não sabia que tinha filme, e após esse trailer, tenho mais vontade de aprender italiano!

    Beijos,
    Mariana,
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Que livro fofo! Agora estou morrendo de vontade de ler! Também amei o trailer! O filme parece apaixonante! amei!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  36. Poxa.. se eu soubesse que esse filme era inspirado nesse livro eu tinha terminado de assistir, passou outro dia, digo, ano passado no Telecine e acabei não vendo todo... snif snif
    gostei da resenha, com certeza vou ler esse livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. ju siqueira27 janeiro, 2012

    Nossa eu li a resenha desse livro ontem em uma livraria ...fiqueii doidinha para ler...infelizmente eu estava sem a minha bolsa na hora que fuii na livraria..mas amanha eu vou lá para compra-lo..
    ja to apixonada por esse livro ja to indicando para minhas amigas.=D

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!