Resenha: O hipnotista - Lars Kepler

  • Autor: Lars Kepler
  • Páginas: 480
  • Editora: Intrínseca.

O massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca e deixa apenas um sobrevivente: o filho de 15 anos, em estado de choque. Desesperado por identificar pistas do assassinato antes que outros crimes aconteçam, Joona Linna, o detetive que exige fazer a investigação, recorre ao psiquiatra Erik maria Bark - especialista em pacientes psicologicamente traumatizados, que utilizava a hipnose como meio de acessar lembranças de episódios violentos.
Por ter abandonado essa prática há dez anos, Dr. Bark hesita antes de concordar em hipnotizar a vítima. E sua decisão tem consequências terríveis...
Combinando a qualidade viciante da trilogia de Stieg Larsson com a força narrativa de O silêncio dos inocentes, este thriller carregado de adrenalina enfeitiça desde a primeira página. 

Segue book trailer do livro, uma forma de fazer o leitor se interessar ainda mais pela obra:



Resenha:

Primeiramente gostaria de citar uma parte do livro, que me chamou atenção, logo no começo:
'Mortui vivis docent, o morto ensina aos vivos'.
Enfim, tenho que comentar que este livro me chamou atenção logo de cara, principalmente pela capa. O desing, super a ver com o tema, e principalmente as cores. E a história em si, a forma como ela é contada.
O livro deixa uma dúvida ao leitor no começo. Eu, particularmente, enquanto lia e ia fazendo minhas anotações, anotei muitas dúvidas, que esperava que fossem cessadas ao decorrer do livro. E foi assim, da primeira a última página. 
Tem uma escrita gostosa de ler, vai do presente ao passado, e vice e versa, detalhando momentos que as vezes não ficaram claros para o leitor. Aprofunda sobre a hipnose, fazendo o leitor entender sobre o que está lendo, e até acaba se interessando.
Temos dois personagens principais, Erik Maria Bark, o doutor psiquiatra, especialista em hipnose. E Joona Linna, o detetive que se integra aos casos mostrados no livro.
Logo de cara me apaixonei pelos dois. Principalmente pela força de vontade deles. São duas pessoas batalhadoras. Achei interessante o modo sarcástico como Joona leva seus parceiros a sempre falarem que ele está certo. Em todos os casos. E o modo como Erik lida com os seus pacientes, e principalmente com o seu filho. Fica muito intenso o relacionamento dele com as pessoas ao seu redor. Sempre justo, e sempre batalhando pelo melhor, ele sofre muitas consequências no decorrer do livro.
Mostra que algumas escolhas, tem certas consequências. E a de Erik foi uma consequência que pode-se dizer 'pesada', difícil.
O livo nos leva a acreditar que Erik e sua esposa, Simone, têm problemas conjugais. Fala de forma informal, justamente para fazer o leitor parar e refletir sobre o tema. Interessantíssima a forma abordada.
Faz, de uma forma oculta, o leitor acreditar no que os personagens acreditam. No que tudo leva a parecer, e principalmente, o desfecho final.
Enfim, é um livro que vale a pena ler. Gostaria de ter lido em um tempo menor, porém com as festividades de fim de ano não foi possível. Mas achei um livro bom para encerrar o ano. Um livro que deixa muita vontade, e com certeza, faz com que o leitor sinta o que Erik e Simone sentem,  na maior parte do tempo.
Nota máxima, sem sombra de dúvidas.

Nota da blogueira:

Achei interessante o lance do pseudônimo dos autores do livro. Para quem não sabe, são dois autores. Um casal, na verdade. Cada um deles é escritor também, mas resolveram se reunir e criar um pseudônimo para uma obra diferenciada. Segue vídeo com entrevista, para a galerinha conhecer um pouco mais sobre eles:





Isso aí galera, obrigada pela força de todo mundo no blog. Espero que tenham gostado!

Se interessou pelo livro? Compare os preços aqui.

20 comentários:

  1. estou doida pra ler esse livro. amo suspenses, e tenho certeza que este deve ser ótimo.
    adorei sua resenha, me fez ficar com mais vontade ainda!

    parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Raone. Sou dono do blog (http://designofmonsters.blogspot.com/) e li seu comentário lá nos meus recados do skoob. Passei aqui para conferir seu blog, gostei muito. Já estou lhe seguindo também, se quiser retribuir a visita, fique à vontade :3

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Desculpa o incomodo, mas venho hoje pedir que olhe com carinho meu blog de resenhas literárias, o O Leitor.
    Se puder fazer parte, agradecemos.

    Obrigada e uma ótima segunda-feira. Beijos,

    Pamela.

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Te achei no skoob.
    E vim aqui da uma olhada.
    Adorei a sua resenha, fiquei muito afim de ler.
    Adoro livros que nos surpreende.
    Beijos e seguindo tá!


    opadezoitoanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já fui hipnotizada, sério, e foi uma experiência muito reveladora.Mais um motivo que eu tenho grande interesse nesse livro, fora que a história me parece deveras muito bem contada, sua resenha aguçou minha vontade de lê-lo, já anotei no meu bloquinho de livros para ler em 2012,parabéns pelo seu bom gosto literário Jéssica.
    Beijinhos
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. oieee, estou muito ansiosa pra ler esse livro!
    já li muitas resenhas positivas, desde a primeira já fiquei hipnotizada. por isso já comprei e tlz... só estou esperando chegar pra devora-lo.
    A sua me fez ficar com mais vontade ainda :X

    bjinho

    ResponderExcluir
  7. To com muita vontade de ler esse livro, parece ser excelente *-* Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Oi Jé...que resenha mais bacana querida. Adorei!!!
    E agora vc me deixou ainda mais curiosa pra ler este livro! =)
    Gosto do gênero triller, acho que leio muito mais rápido quando é esse tipo de gênero. Na verdade não consigo largar o livro e quando largo uns instantes fico pensando no que vai ocorrer depois e não resisto, deixo tudo de lado pra ler.
    Acho que será assim com O Hipnotista, pq pelo que vc disse o enredo é bem interessante e prende a nossa atenção, então é tudo de bom!!!
    Quero aproveitar uma promo pra poder comprá-lo!
    Gostei muito do seu espaço, estou seguindo com certeza e gostaria de de pedir pra seguir o meu tmbm...
    Um grande beijo e um ótimo fim de ano pra vc!!!♥

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Quando ouvi falar desse livro pela primeira vez, já pensei nele negativamente. E eu nem sei o por que. Acho que simplesmente não me simpatizei para capa. Ela tem um significado forte. Não sei dizer.
    Recebi um folheto do livro na Bienal e confesso que ainda nem li. Mas depois dessa resenha, vou correr agora mesmo para conhecer mais a história. Parece ser realmente interessante! Gostei muito da resenha. Acho que é verdade quando dizem que não devemos julgar o livro pela capa. = )
    Amei!

    Bjoos

    http://leiturarecomendada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Como prometi, dei uma passadinha aqui no seu blog... Fiquei ainda mais curiosa pra ler! Espero em breve poder sanar a curiosidade...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Caramba Jéssica adorei a resenha ! Super bem elaborada :B , fiquei morrendo mais ainda de curiosidade por ler esse livro rsrs'.

    Eu não sabia que tinha sido escrito por dois autores o.o' , achei um pouco estranho o nome do autor, mas ah sl tem cada gente com nome estranho pelo mundo né?rsrs' .

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  12. Nossa, muito boa a sua resenha, gostei mesmo! Já estava pretendendo ler o livro, agora estou ansioso para lê-lo. haha

    Eu estou começando um blog literário, se quiseres visitar, o endereço é sociedadelv.blogspot.com

    De repente nós podemos nos tornar parceiros ^^

    De qualquer forma, ótima resenha, visitarei seu blog mais vezes.

    Juliano Rafael.
    Sociedade dos Leitores Vivos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei a resenha, estou com muita vontade de ler esse livro, vai certamente, para os desejados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hey :)
    Eu já queria ler o livro e agora quero mais ainda depois desta resenha *--*
    Meus parabéns :)

    Beijos e tudo de bom

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo. A resenha está muito bem feita! Me deu uma vontade ainda maior de ler.

    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Você me deixou um recado no skoob, vim conferir a resenha.
    Adoro policiais, e este, por juntar hipnose à trama, parece bom demais. É bem provável que este seja um daqueles livros de "virar a noite lendo".

    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Uol!
    Esse livro também está entre meus desejados!
    Estou me identificando muito com o blog, rs rs.
    Espero ler esse livro em breve também, pois a cada resenha que leio, tenho mais vontade ainda de ler!

    Beijão meninas!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Jéssica! Sou a Fátima Menezes, do Skoob. Você mandou um recado para mim falando de seu blog e aqui estou para conferi-lo. De cara, gostei bastante. Ainda não li a resenha de O Poder dos Seis com medo de spoiler, já que ainda não li Eu sou o número quatro.

    Bem, parabéns pela resenha. Gostei muito. Já tinha vontade de ler O Hipnotista, agora tenho mais ainda. Aprecio livros que vão para o lado psicológico, abordam esse labirinto misterioso que é a mente humana.

    Adorei o lance que os escritores fizeram. Não sabia disso.

    Voltarei à noite para comentar mais. Passa no meu blog, linda?

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, esse livro é pura propaganda, comparar com Stieg Larson e sua trilogia Milenium é uma heresia. O livro é todo cheio de falhas na história, um dos piores que já li, como falei no início, pura propaganda e tempo perdido que poderia se aproveitado lendo outro livro.
    Fuja dele.

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!