Resenha: O histórico infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart



       Título original: The disreputable history of Frankie Landau-Banks
       Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
       Editora: Seguinte
       Nota: 
       Páginas: 344
       Skoob: Frankie Landau-Banks


Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

Resenha: 

Frankie Landau-Banks é uma garota comum, sem nada de muito especial, numa escola boa. Sua irmã costuma  ser popular, chamar a atenção dos garotos e conseguir o que quer.
Mas o ano acaba, Zada (irmã de Frankie) muda-se de colégio, e tudo na vida de Frankie muda, inclusive seu visual e seu reconhecimento na escola.

Considero Frankie uma garota bem diferente das que costumo conhecer quando me deparo com este tipo de livro. Aquela ambição por se tornar popular, não fica tão óbvia nela. Ela quer reconhecimento, claro, assim como todas nós. Mas a forma que ela busca esse reconhecimento, foi o que me encantou nela.

Bom, deixa eu começar do começo, pra ficar mais claro pra todo mundo:
Alabaster é uma escola de elite. Só os da high-society estudam lá. Filhos de deputados, donos de butiques, banqueiros, médicos e etc. E Frankie não é tão diferente assim.
E como todo riquinho quer ser diferente, ter algo com que se distrair nessas escolas chamadas de 'tediosas' por eles, é que surge a sociedade secreta chamada 'Leal ordem dos Bassês'.
É uma sociedade que está na instituição a mais de 40 anos, e a qual o pai de Frankie fez parte, e orgulha-se disso até os dias atuais.

"Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem. Conte a eles um pedacinho do seu segredo, mas mantenha o resto bem guardado." Pág 65

Quando Frankie passa a ser reconhecida pela sua aparência pelos meninos do último ano, descobre que o seu atual namorado Matthew, do ultimo ano, faz parte dessa sociedade secreta. Mas detalhe: só homens podem participar dela, ou seja, qualquer ato de heroísmo que Frankie possa cometer, não a fará membro da sociedade. E é aí que a história começa a ficar realmente interessante. 
Com a ajuda de algumas pessoas, Frankie conseguirá fazer a Leal Ordem dos Bassês voltar ao que era no seu início, trazendo manifestações realmente inteligentes para a mudança de algumas leis do colégio.
Mas toda ação gera uma consequência, e Frankie sabe disso!


Bom, não posso contar mais do que isso (pra variar). Minha vontade é contar a história toda, inclusive o final. Porque eu ADOREI. Achei super diferente dos livros que eu costumo ler, um pouco infantil em alguns momentos (o que eu adoro heheh) e com algumas lições no final.
Frankie é uma menina encantadora! Super inteligente, ela interage com o leitor. Nos momentos em que cria palavras novas de palavras já existentes foram os momentos que mais dei risada. É uma personagem que, independente de sua idade, é determinada a ter aquilo que quer. Mesmo que seja as escuras. 

"É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas." Pág 335

2 comentários:

  1. Este livro, apesar de juvenil, tem uma base intelectual que me atrai.
    Li alguns quotes dele em lugares diversos e fiquei muito interessada pela premissa do livro, escrita peculiar da autora e personalidade forte da protagonista.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este livro esta entre os meus mais desejados, eu adoro YA, são meus livros favoritos. Amei sua resenha!

    bjs

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!