Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi


  • Título original: Shatter me
  • Editora: Novo Conceito
  • ISBN: 9788563219909
  • Gênero: Ficção
  • Páginas: 304
  • Compare preços: aqui
  • Skoob: Estilhaça-me

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


Resenha:

"É quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão. Quando ninguém quer correr o risco de tocar em você."

Estilhaça-me foi, para mim, uma aventura e tanto. Devo acrescentar que, na minha humilde opinião, é uma leitura para os chamados fortes. Não consegui formular, ainda, uma opinião concreta do livro.
Começamos com uma leitura confusa, cheia de palavras riscadas, e uma repetição desnecessária. Estamos tão confusos quanto a protagonista, o que, em  certas ocasiões, torna a leitura cansativa e chata.
Demorou muito para me entender na história. A forma como acontecem as coisa, as vezes rápidas demais, as vezes detalhadas demais, nos confundem a mente. Esta é uma opinião que tive até certo ponto da leitura, o que, várias vezes me fez pensar em desistir, mas, agradeço aos céus que não agi de tal forma.
Quando nos pegamos em situações que ninguém parece gostar de nós, que ninguém parece nos suportar, nos sentimos mal. Nos sentimos sozinhos, isolados. Agora pense que, você vive desta forma a sua vida inteira. Mas não pelo simples fato de ninguém ir com a sua cara, ou ninguém gostar de sua companhia... E sim pelo fato de não poder tocar em você, e não poder ter uma convivência harmoniosa com você. Porque, querendo ou não amigos, o toque, o abraço, o beijo, é uma forma (senão a maior das formas) de demonstração de carinho e amor (pelo menos na minha opinião). 
Julliete está isolada em uma sala, sozinha, há anos. Não fala com ninguém há anos. Não vê um rosto há anos. Quando, de repente, se vê na companhia de uma pessoa a qual ela já tinha conhecimento. E aí começam os reais acontecimentos da história toda.
É uma história cansativa apaixonante. É uma história criada, um mundo novo, com novas regras, nova forma de vida. Se trata de uma distopia (aos amantes das obras 'Feios' e 'Destino', vão se familiarizar, sem sombra de dúvidas). Aquele no qual um mundo novo e futurista é criado e explorado através de pensamentos imaginados pelo autor. Uma forma de vida criada, diretamente de suas mentes para o papel hehehe.
Conhecemos todos os personagens, e cada real papel deles nesse meio todo. Temos Adam, aquele misterioso mocinho da história. Warner vem em seguida... Qual sua real intenção nisso tudo? Conhecemos Kenji e seu humor sobrenatural. Não vamos esquecer do fofo do James, que apesar de sua idade, já é espertinho demais. 
Até certo ponto da história me perguntei porque tanta gente falava tão bem do livro, e porque tantas pessoas simplesmente se apaixonaram pela obra. Mas foi só ao terminar, que tive a absoluta certeza, e a confirmação de todo aquele nhe-nhe-nhe falado por todos os lados.

Apesar de difícil e detalhada, e extensiva demais, é uma obra de muito valor para mim. Não vou dar as 5 estrelas, porque foi difícil na maior parte do tempo. Fiquei em dúvida quanto a 3 ou 4 estrelas, mas confirmei isso quando li a última frase do livro. Fico com as 4.
Ps.: Para os amantes de X-men, vocês vão se identificar, podem ter certeza!

Nota: 


Beijos,
                                                              Jéssica Lopes

12 comentários:

  1. Olá
    Eu li Estilhaça-me há um tempinho. Fiquei um pouco decpecionado com a leitura. Mas, gostei da sua resenha, ficou ótima.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jéssica,que linda resenha, adorei seu feeling para falar sobre a estória.
    Também li a obra e adorei, ansiosa pela continuação, assim como vc tb eve estar não é?
    Os personagens são fortes e tem seu papel definido, amo isso.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica!

    Eu também achei o início do livro bem chatinho...
    E, no fim, continuei achando. hehe

    Na verdade, o que mais me irritou foi a imitação de X-men.
    Juliette é uma baitaaa cópia da Rogue (Vampira).
    Até fico me perguntando se a autora não foi processada por plágio ou coisa do tipo... O.o

    O livro não me conquistou... :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. pense num livro que a gte só ver resenha positiva?! é esse!
    ainda não li, mas a primeira restrição que tenho é em relação a capa... n gosto de capas metalizadas!
    mas historia, como vc msm descreveu, parece ser ótima!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  5. No começo do livro eu o também achei difícil. A gente se sente muito envolvido com a confusão da Juliette e isso torna a leitura complicada.
    Mas depois disso, o livro fica MARAVILHOSO. Eu gostei muito mesmo. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, minha amiga leu o livro e disse exatamente a mesma coisa que você, que o começo é confuso e que pensou em desistir várias vezes, espero conseguir encaixar ele nas minhas leituras em breve!
    Beijos, Camila - Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
  7. simplesmente a capa desse livro me seduz >3 shaushaushsuah linda demais, amei .-.
    adorei a resenha viu, arraso !!
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar desse livro, mas curti a resenha!

    Tem selinho pra vc no blog!

    http://a-viajante-dos-livros.blogspot.com.br/2012/07/selinho.html

    Beijinhos, Babi

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é linda! No momento não tenho vontade de lê-lo, estou correndo um pouco dos vampiros etc... rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai, eu amo Estilhaça-me! *-*
    Adorei a resenha, flor ;)

    beijo grande :*

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse livro!! Está na minha listinha de melhores livros lidos neste ano. É muito bom mesmo!
    Amei a escrita da autora, ela conseguiu mostrar muito bem os delírios da personagem!

    Beijos
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu queria muito ler esse livro, então ganhei o primeiro capitulo, desses grátis que as livrarias dão, e depois das primeiras paginas perdi a vontade de ler Estilhaça-me... Tanto que adiei a compra do livro pra comprar Divergente, que foi lançado mais ou menos na mesma época. Mas eu gostei da sua resenha, não vou desistir, ainda lerei Estilhaça-me

    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!