Vamos de resenha, que eu acho que não justificou a leitura para mim. Mas espero que vocês apreciem. Let's go, then! rs
Título original: Histoire D'amour
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Nota:
Páginas: 224
Skoob: Pela Luz dos Olhos Seus
Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão.
Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.
Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia.
Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos.
O que falar sobre esse livro? Ele me surpreendeu totalmente!
Eu imaginava que o livro seria bom. Tinha vários motivos para isso. E confesso que, nas cinquenta primeiras páginas, eu não me animava muito. Não conseguia nutrir simpatia pelo Claudio, nosso "mocinho". Mas então, me vi presa a leitura de uma forma que eu não conseguia largar o livro. Foi leitura de um dia só!
Como contado na sinopse, Laura é escalada por seu chefe para assessorar Claudio, um grande tenor, conhecido, apreciado e temido por muitos. Claudio sofreu um ataque anos atrás, o que o fez perder sua visão e acabou com o seu sonho, de estrelar uma ópera, La Traviata. E Laura se vê em uma situação delicada, onde terá de acompanhar e guiar uma pessoa amargurada, sofrida, que usa a crueldade para exprimir a sua dor.
A minha surpresa com o livro, foi o fato de que, a todo momento, eu tentava também me apaixonar por Claudio, ver nele toda a beleza que Laura via. E isso não funcionou. De forma alguma. Foi então que eu entendi a essência dessa história, do tipo que eu não estou acostumada a ler. Naquela história, eu teria que me apaixonar pelo romance. Pelo amor que nascia entre os nossos personagens. E foi o que aconteceu. Eu me via tão inebriada do amor deles, tão profundamente tragada pela beleza daquilo tudo, que eu não conseguia parar. Eu tinha de ler e saber mais.
"Eu escolhia o que havia de mais expressivo: aquela mulher estendendo um pano sobre o gramado - mamãe me dizia que a relva deixava o branco mais branco - , aquele grupo de crianças de bicicleta, com uma menor que penava para acompanhá-los, um casal de turistas - japoneses, claro - tirando fotos um do outro. E o pano, a bicicleta, a câmera fotográfica, eu os via pela primeira vez porque Claudio Roman não podia vê-los."
Claudio tem o seu sonho, e o sonho de Laura se transformou no sonho de Claudio. Que ele voltasse a enxergar para fazer o papel de sua vida, Alfredo. O empenho de Laura em tirar de Claudio todo o medo e desespero dele só em pensar em fazer a cirurgia que lhe devolveria a visão, tudo o que ela pôs em jogo... somente poderia ser a atitude de alguém que sente amor. Tive muita dificuldade em aceitar o amor que ela nutriu tão rápido por Claudio, ainda mais quando eu não simpatizava com ele. Mas no decorrer do livro, pude enxergar nele tudo o que ela via. A autora me permitiu isso em sua história. Eu vi a dor dele, o medo, as defesas, as formas de atacar... a pessoa doce e boa que ele podia ser também. Como se sentia ao cantar. Tudo através dos olhos de Laura.
Nossa história é narrada em primeira pessoa na primeira parte, por Laura. Na segunda e terceira partes, nossa história é contada em terceira pessoa, onde podemos ter o ponto de vista de vários personagens. E isso foi uma bela jogada da autora. Conhecer Claudio através de seus pensamentos, a descoberta do amor por Laura, uma mulher que ele nunca viu na vida... o seu renascimento, o desespero ao sentir a falta de Laura... tudo muito bonito. A história é bela demais e tem meus aplausos de pé, como teria uma ópera de Claudio.
Vou parar por aqui, ou continuaria escrevendo não sei por quanto tempo. A verdade, é que não sei se já li algum romance assim um dia, um romance de verdade. Não uma história onde você se apaixona pelo mocinho e se coloca no lugar da protagonista frágil, mas uma história de uma mulher forte e de um homem que se torna a sua fortaleza. Uma história que te faz torcer e vibrar cada vez que alguém ruim na história, que vai contra o casal, quebra a cara. Uma história que te faz realmente se apaixonar pelo amor.
Beijos!
Quero muito ler esse livros (:
ResponderExcluirhttp://achadosnaestante.blogspot.com.br/
Amiga...
ResponderExcluirConfesso que tinha visto essa capa antes de você sequer falar do livro e não tive o mínimo de interesse. Mas quando você começou a me contar, principalmente pela sua empolgação contagiante, já quissss! kkkkkk
Adorei a resenha, ótimo ver os sentimentos que os livros trazem para nós *-*
Beijos
Jéssica!
Oi Marcelle, eu não imaginava que esse livro fosse tão bom, parece ser um romance terno que nos passa confiança e uma mensagem muito bela. Me lembrou uma adaptação que vi um dia e que me emocionou muito, imagino que esse livro seja do mesmo jeito. Fiquei encantada com a sua resenha e curiosa com essa trama.
ResponderExcluirAbraços, Raquel.
viajandoclivros.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio do livro e adorei. Gosto de ler romances mais maduros assim como esse deve ser. Parabéns pela resenha.
bjs
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
O livro parece ser muito bom, fiquei curiosa para lê-lo.
ResponderExcluirBeijos, Paradoxo Perfeito
Oi, Marcelle!
ResponderExcluirNunca fiquei empolgada com esse livro, mas no finalzinho da resenha, você me deixou curiosa. :)
Quem sabe eu não leia futuramente.
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br